O Sebrae marcou presença no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, reforçando a relevância do diálogo institucional para o fortalecimento do ambiente de negócios no país e para a qualificação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico.
No dia 2 de dezembro, a instituição integrou a programação principal do evento com a participação do diretor técnico Bruno Quick, contribuindo para as reflexões sobre o papel das instituições no estímulo ao empreendedorismo, na modernização da gestão pública e na promoção de ambientes mais favoráveis à inovação.
No dia 3, o Sebrae esteve representado na mesa de abertura do congresso por Ismael Edgar, coordenador de Políticas Públicas do Sebrae Santa Catarina. Para Ismael, a atuação dos Tribunais de Contas tem impacto direto sobre micro e pequenas empresas, especialmente no que se refere às compras públicas e à criação de condições mais equilibradas para a concorrência e a inovação. Entende-se que, ao fiscalizar, orientar e capacitar gestores municipais, os tribunais contribuem para tornar o mercado mais acessível, transparente e eficiente.

Em entrevista concedida no contexto do evento, Ismael destacou que o Sebrae compreende a educação, tanto de empreendedores quanto das instituições públicas, como elemento estratégico para a transformação das realidades locais. Acredita-se que a aproximação com os Tribunais de Contas amplia a capacidade de disseminar conhecimento e de aprimorar práticas de gestão, potencializando os efeitos das políticas públicas no território.
O representante do Sebrae também ressaltou o ambiente colaborativo promovido pela Atricon, entendendo que as relações construídas ao longo do congresso são tão relevantes quanto os debates formais. As interações institucionais e as trocas de experiências favorecem a construção de parcerias, o alinhamento de visões e a formulação de soluções conjuntas capazes de influenciar políticas públicas e impulsionar mudanças estruturantes no setor público e no ecossistema empresarial.
IV CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV CITC ocorre de 2 a 5 de dezembro no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul). O evento é uma realização da Atricon, do TCE/SC, do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas do Brasil (Audicon).
A quarta edição do congresso tem a parceria do governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis e do Grupo Baía Sul e patrocínio de Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.