IX ENTC: resumo do primeiro dia

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O jurista Juarez Freitas, que fez a palestra de abertura do IX ENTC na manhã desta segunda-feira (11), afirmou que a inteligência artificial pode ser uma ótima ferramenta se as pessoas não deixarem de lado “a indelegável atividade humana no que o humano tem de melhor: compaixão, simpatia, altruísmo e dignidade”.

COMPRAS PÚBLICAS
Experiências exitosas relacionadas às compras governamentais como instrumento de gestão e desenvolvimento social foram compartilhadas na manhã desta segunda-feira (11) em seminário do IX ENTC. Luiz Padilha (Sebrae/PR), Arby Rech (TCU), Vanilse Pohl (GOV/PR) e Salete Horst (GOV/PR) trataram sobre como investir em pequenos negócios pode ser importante na promoção de políticas públicas mais eficazes e de transformação da vida das pessoas.

GESTÃO PÚBLICA
Conselheiros dos tribunais de contas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraíba abordaram na manhã desta segunda-feira (11) a importância de métricas que permitam a avaliação da eficiência e efetividade da aplicação de recursos públicos. Cristina de Castro (TCE-SP) explanou sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), Durval Andrade (TCE-MG) abordou o foco no cidadão e Nominando Diniz (TCE-PB) tratou da inelegibilidade por descumprimento de alertas. Também participou do seminário o conselheiro aposentado Sebastião Helvécio (TCE-MG), que falou sobre a ferramenta Indicador de Desenvolvimento Municipal (IDM).

POLÍTICAS EDUCACIONAIS
“Política Educacional: Desafios e Perspectivas para o Controle Externo” foi o tema de seminário na tarde desta segunda-feira (11), que uniu em um mesmo diálogo especialistas em educação e auditores de tribunais de contas que atuam com fiscalizações na área. Um dos pontos destacados foi que o gasto público com educação cresceu 5% do PIB em 2023, mas que o total ainda está baixo do que foi estabelecido na Meta 20 do Plano Nacional de Educação, que programava 7% em 2023 e 10% em 2024.

SAÚDE PÚBLICA
Como auditorias públicas podem ampliar articulação e eficiência no SUS foi o tema de um dos seminários realizados nesta segunda-feira (11) no IX ENTC, mediado pela conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), Cilene Salomão, com professores especialistas na área e técnicos de diversos Tribunais de Contas. Os temas foram de desafios para o SUS até a transferência de equipamentos de saúde entre entes federativos às organizações sem fins lucrativos e planos municipais de saúde.

SEGURANÇA PÚBLICA
Representantes de Tribunais de Contas, autoridades e especialistas da área de controle e segurança abordaram a violência infantil como um dos assuntos prioritários dentro da Atricon, com a necessidade de investimentos urgentes para melhorar as estatísticas. O tema fez parte do seminário “Governança, Articulação e Evidências para o Fortalecimento da Segurança Pública no Brasil” que tratou de estratégias para melhorar a segurança pública no Brasil.

CENÁRIOS IMESIVOS
O artista global de arte digital e experiências imersivas Ferdi Alici fechou o dia de programações. Ele coleta dados sobre oceanos, cenários ambientais e emissão de carbono, por exemplo, de 20 satélites da Nasa e usa as informações para criar sua obra.