Laboratório Móvel do TCE-GO dá suporte para fiscalização da CGU em obras de recapeamento em Goiânia

Obras com recursos da Caixa Econômica Federal vão contemplar 630km de ruas e avenidas na capital

O Laboratório de Análises de Solos e Misturas Asfáltica do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) está auxiliando a Controladoria Geral da União (CGU) na fiscalização em obras de recapeamento de vias públicas em Goiânia. Comumente chamado de laboratório móvel, ele é montado na carroceria de um pequeno caminhão com equipamentos que permitem analisar, in loco, a qualidade do pavimento e mensurar a adequação ao que está previsto em contrato.

A parceria entre as entidades foi celebrada por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 005/2018, que tem o intuito de integrar trabalhos, incluindo o compartilhamento dos equipamentos de topografia, de controle laboratorial de solos e de misturas asfálticas do Tribunal.

A fiscalização é responsabilidade da CGU por se tratar de recursos federais e contempla o recapeamento de 630 quilômetros de vias públicas em Goiânia. As obras municipais são financiadas por contrato de financiamento entre a Caixa Econômica Federal e o município de Goiânia, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

A vistoria com o laboratório móvel inclui a realização de trabalho noturno devido às condições de tráfego favoráveis. Durante os trabalhos, estão sendo coletadas amostras, realizados ensaios e, se necessário, serão elaborados relatórios para análise da CGU, órgão responsável pela fiscalização.

A parceria entre os órgãos de controle visa a prevenir a ocorrência de irregularidades durante a realização das obras, e caso preciso, permitir correções identificadas durante a fiscalização. O objetivo é que o trabalho evite falhas que comprometam a vida útil do recapeamento e que, eventualmente, afetem a qualidade das vias que serão entregues aos cidadãos. Além de promover melhorias nos processos, a ação combate o eventual desperdício de recursos públicos.

Diretoria de Comunicação Social