Meta anual fixada para julgamento de processos é alcançada pelo TCE-RO ainda no 3º trimestre

IMG_1714O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) alcançou, ainda no terceiro trimestre de 2015, a meta estabelecida em seu Plano Estratégico (PE) para apreciação e julgamento de processos no atual exercício. Nos primeiros nove meses do ano, já foram apreciados e julgados 75,7% dos processos autuados na Corte até 2010, sendo que a meta fixada para 2015 é de 75%.

O resultado foi anunciado durante a 3ª Reunião de Análise Estratégica (RAE), realizada nessa terça-feira (27), na sede da instituição, sob a direção do presidente do TCE, conselheiro José Euler Potyguara Pereira de Mello, com a participação de servidores dos setores envolvidos diretamente na execução do Plano Estratégico da Corte, horizonte 2011/15, além de consultores da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), contratada para o monitoramento da execução do PE.

Segundo José Euler, o alcance da meta estabelecida ainda no terceiro trimestre de 2015 permite que se trabalhe nos três últimos meses do ano com foco não só na superação da marca fixada, mas no cumprimento dos demais objetivos e ações estratégicas estabelecidas. “Fico satisfeito, pois era uma meta arrojada e, com o empenho de todos, conseguimos cumprir”, disse.

Ainda de acordo com o conselheiro presidente, o objetivo alcançado confirma a materialização do sentimento de aculturamento vivenciado na Corte relativamente à importância do planejamento para a consecução dos resultados pretendidos, ressaltando também a participação da Abop, por meio dos consultores Flávio Popinigis e Tomás Rodríguez.

Por sua vez, os consultores citaram a evolução verificada no processo de execução das ações estratégicas definidas pelo TCE em seu plano. “Ao longo desses quatro anos de consultoria, tivemos a satisfação e o privilégio de ver desde o envolvimento fundamental da Alta Direção e dos servidores nesse processo, até a materialização do sucesso através dos resultados obtidos pelo Tribunal. Estão todos de parabéns”, disse Popinigis.

NÚMEROS

Durante a RAE foi apresentada ainda pela Secretaria de Planejamento do TCE-RO um relatório com números consolidados da execução do Plano Estratégico nos três primeiros trimestres do ano, destacando-se as atividades que estão no prazo (64% do total) e a evolução, ao longo do exercício, de indicadores como o Iepe – que indica o grau de execução do PE 11/15 – e o Iamoe – que avalia metas e objetivos estratégicos.

Foram abordados também dados relativos aos planos de ação dos sete objetivos estratégicos atualmente em execução no TCE, totalizando 34 ações e 181 atividades, todas alinhadas aos parâmetros e diretrizes estabelecidas nacionalmente para os Tribunais de Contas pela Associação dos Membros dos TCs (Atricon) e que integram o sistema de gestão à vista do TCE rondoniense, servindo para assessorar a administração da Corte na tomada de decisões e no monitoramento da qualidade dos serviços e do desempenho da gestão.