Ministro Augusto Nardes fala sobre boas práticas de governança no 12º TCE Debate

Com o tema “Boas Práticas de Governança e Gestão”, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, é o palestrante da 12ª edição do TCE Debate, atendendo a convite do presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes. Debaterão o tema a Professora Doutora em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Magda de Lima Lúcio, e o Professor Doutor em Contabilidade da UnB, José Marilson Martins Dantas.

O evento acontecerá no dia 9 de dezembro (segunda-feira), às 9 horas, no Plenário do Edifício 5 de Outubro (rua Sena Madureira, nº 1047 – Centro). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, de forma online, na página eletrônica da Escola de Contas, Instituto Plácido Castelo.

O tema Governança e Gestão também será destacado em parceria a ser firmada, na mesma ocasião, entre o Tribunal de Contas do Ceará e a Universidade de Brasília. O objetivo é firmar um acordo de cooperação com foco em melhoraria da governança de órgãos e entidades municipais e estaduais.

Lançamento

Durante o 12º TCE Debate, será lançado o livro “Tribunal de Contas do Século XXI”, publicação coordenada pelo presidente Edilberto Pontes, que é vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB). A obra teve lançamento mundial, dia 13/11, em Foz do Iguaçu (PR), durante o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas.
O livro é o terceiro da Coleção IRB-Fórum. Contém 19 artigos de Conselheiros e Ministros dos Tribunais de Contas (TCs), individuais e em parceria. Os trabalhos envolvem temáticas da administração pública, relacionadas ao controle externo, tais como: papel e relevância dos TCs, combate à corrupção, aplicação dos recursos públicos, prestação de contas, políticas públicas, ética/compliance, auditoria, governança pública, inovação, tecnologia de informação, dentre outros.

Entre os artigos, está “O Tribunal de Contas no Século XXI: Desafios e Perspectivas”, na página 101, de autoria do presidente Edilberto Pontes e do assessor do TCE Ceará, Gleison Mendonça Diniz, Editor-Chefe e Editor Adjunto, respectivamente, da Revista Controle – Doutrina e Artigos.

Selo TCE Ceará Sustentável

Dentro da programação do 12º TCE Debate, haverá a Sessão Solene de entrega do “Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2019”. Serão agraciados com a honraria, nove órgãos/entidades jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

João Augusto Ribeiro Nardes

É ministro do Tribunal de Contas da União desde o dia 20 de setembro de 2005. Foi Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal, Professor, Diretor de empresas públicas e privadas. Atuou como secretário-executivo da Organização das Entidades Fiscalizadoras Superiores dos países do Mercosul, Bolívia e Chile (EFSUL) e como presidente da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). Tem graduação em Administração, cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, na Suíça, em Estratégia do Desenvolvimento, e especialização em Estatística do Trabalho na Japan International Corporation (JICA). Presidiu o TCU no biênio 2013-2014, “oportunidade em que pude implantar, entre outros conceitos, a especialização das unidades técnicas e as auditorias coordenadas”.

12º TCE Debate

* Data: 9/12 (segunda-feira)
* Horário: a partir das 9 horas
* Tema: “Boas práticas de governança e gestão”
* Palestrante: Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes
* Local: Plenário do Edifício 5 de Outubro – rua Sena Madureira, nº 1047 – Centro – Fortaleza.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3915-ministro-augusto-nardes-fala-sobre-boas-praticas-de-governanca-no-12-tce-debate