MMD-TC é apresentado a ONGs da Transparência

O presidente Fábio Nogueira e o Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle-Externo, Carlos Ranna de Macedo, estiveram reunidos com a Diretora de Operações da Transparência Brasil, Juliana Sakai, e com o Consultor do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional, Guilherme Siqueira, ambos interessados em conhecer a metodologia do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.

Depois uma exposição preliminar acerca do funcionamento do Sistema Tribunais de Contas, o presidente Fábio Nogueira fez uma contextualização de como o MMD-TC tornou-se fundamental para o processo de aperfeiçoamento, que se desencadeia no âmbito dos TCs.  “Essa ferramenta tem sido essencial aos avanços, já alcançados, enquanto delineia os desafios a serem superados pelo controle externo brasileiro”, avaliou.

Coube ao o Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle-Externo, Carlos Ranna, uma explanação pormenorizada acerca da ferramenta. O conselheiro do TCE-ES acompanha o MMD-TC desde a concepção e é um dos integrantes da Comissão de Coordenação Geral que tem na composição, dentre outros, o Conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), e Conselheiro Substituto Jaylson Fabianh Lopes Campelo (TCE-PI), que acompanharam a apresentação às ONGs.  Além desses, participou o Conselheiro Renato Rainha (TCDF).

Os representantes das Transparências Brasil e Internacional foram convidados a permanecer na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, onde aconteceu a reunião, na manhã desta terça-feira (23), para acompanhar o processo de treinamento para as Comissões de Avaliação e de Controle de Qualidade do MMD-TC, uma das fases preparatórias à aplicação da ferramenta em 2019, que também acontece no TCMSP.

O treinamento das equipes está sendo supervisionado pela Comissão de Coordenação Geral do MMD-TC e ministrado por técnicos da Fundação Vanzolini (USP-SP), instituição encarregada da Certificação da metodologia ferramenta. Essa fase preparatória acontece nestes dias, 23 e 24 de abril, com a participação, além de integrantes das comissões, de conselheiros e conselheiros substitutos que terão participação nos procedimentos de aplicação do MMD-TC.

 

Ascom Atricon