O conselheiro aposentado Salomão Ribas Júnior, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, foi homenageado pela Atricon durante abertura do IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. A placa de homenagem, com os dizeres “ao homem público, honrado e idealista em reconhecimento pela exemplar dedicação à causa do controle externo brasileiro”, foi entregue pelo conselheiro presidente Valdecir Pascoal.
Segundo Salomão Ribas, a homenagem vem a consolar o que o conselheiro chamou de sensação de inutilidade do aposentado: “Sara a ferida do abandono. Supre essa carência!”, disse. “É como beijo de donzela, dado em público. Encabula, mas não desagrada”, completou o homenageado, citando o poeta paraibano Alcides Carneiro.
A fala de agradecimento do conselheiro foi encerrada com dois apontamentos que, na opinião dele, devem ser tratados como prioridade pelos Tribunais de Contas: a busca pela agilidade nos julgamentos e adoção da Lei da Ficha Limpa como critério de admissão de conselheiros. “Como dizia Rui Barbosa, justiça tardia é justiça e controle tardio é conivência”.
O conselheiro Salomão Ribas Júnior renunciou à presidência do TCE-SC e, após 23 anos compondo o Pleno da instituição, se aposentou oficialmente no dia 1º de julho. Foi presidente da Atricon e do Instituto Rui Barbosa e atualmente ocupa cadeira na Academia Catarinense de Letras.
IV ENTC – O IV Encontro Nacional dos Tribunais de Contas foi iniciado no dia 4 de agosto, na cidade de Fortaleza (CE), e será encerrado nesta quarta-feira (6). O evento, cujo tema central debate “o papel dos Tribunais de Contas frente às demandas sociais”, é uma parceria entre o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM-CE), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Instituto Rui Barbosa (IRB), a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e o Colégio dos Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas (CCOR).