Já está implantada e em pleno uso pelos gestores públicos a nova ferramenta de informática criada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) que aumenta a transparência no setor público e dá mais agilidade nas consultas de relatórios e balanços. Trata-se do aperfeiçoamento do sistema LRF-Transparência, utilizado para apresentar os Relatórios obrigatórios da LRF, deixando as tradicionais aberturas de chamadas que eram feitas por telefone e, até mesmo, os requerimentos por e-mail – uma ferramenta tecnológica – como coisas do passado.
De acordo com o chefe da Diretoria de Gestão e Modernização (DGM), Douglas Avedikian, a aceitação da nova funcionalidade do Sistema tem sido grande por parte dos jurisdicionados. “O aperfeiçoamento foi feito dentro de um programa que eles já conhecem, o que facilita a utilização da ferramenta, ainda mais quando o gestor descobre que pode consultar on-line inclusive os relatórios remetidos por gestões anteriores, bem como os seus anexos e verificar a as pendências”, afirma.
Anteriormente a essa medida os gestores públicos necessitavam enviar solicitação por escrito ou por e-mail ao TCE-MS para consultar os relatórios já enviados e os respectivos anexos. “A partir de agora basta ao gestor cadastrado acessar o sistema para obter on-line as informações referentes às remessas do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) e do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) já enviados ao sistema LRF- Transparência”, afirma Avedikian.
De acordo com ele a medida é fruto de um programa de modernização adotado pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, para dar mais agilidade, transparência e compartilhamento de informações. “A orientação do presidente é no sentido de modernizar e aperfeiçoar constantemente os nossos sistemas e programas de informática para facilitar o trabalho e integração dos gestores públicos com o Tribunal”, afirmou.