Nova tecnologia desenvolvida pelo TCE-MS é apresentada no TCE do Sergipe

TCE-MS TCE-SEA inovação desta vez trata do gerenciamento de risco para assegurar a plena eficiência no controle dos gastos públicos. Esse avanço é resultado do projeto de modernização implantado pela atual gestão do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, presidida pelo conselheiro Waldir Neves, de forma compartilhada com os demais conselheiros, visando garantir cada vez mais agilidade e transparência aos atos da Corte de Contas.

Os resultados positivos alcançados pela atual administração do TCE-MS tem despertado o interesse de outros Tribunais do País, tanto que este mês, o Diretor Geral de Modernização do TCE/MS, Douglas Avedikian, apresentou para a Corte de Contas do Estado de Sergipe essa nova ferramenta que está sendo utilizada,  no gerenciamento de risco. “É uma metodologia desenvolvida para que as cortes utilizem todo o conceito de risco em termos de probabilidade no controle externo”, explicou.

A chamada “Matriz de Risco” desenvolvida no TCE/MS permite o cruzamento de dados, análise de informações e avaliação dos riscos. Essa inteligência aplicada na fiscalização possibilita ao auditor externo verificar informações específicas de um determinado contrato. Na hipótese de uma licitação para a compra de um grande lote de medicamentos, por exemplo, em que aparentemente o preço está adequado, mas em que se constata que a data de validade dos remédios está próxima do vencimento, a ferramenta vai apontar que existe um risco de perda já que, se não for consumido em tempo hábil, fatalmente terá de ser descartado. Essa informação levará, consequentemente, a uma fiscalização mais ampla daquele contrato, a fim de evitar fraudes e o desperdício de dinheiro público.

O diretor de Modernização e Tecnologia do TCE do Sergipe, Cláudio Luiz, destacou que a ferramenta apresentada pela equipe do TCE-MS está em sintonia com o momento vivenciado na Corte de Contas de seu Estado. “Os projetos que temos em andamento no momento têm muito a ver com essa proposta e há um potencial muito grande de troca de informações”, ressaltou.

Após a conclusão dos trabalhos, os diretores do TCE/MS foram recebidos pelo presidente do TCE-SE, conselheiro Clóvis Barbosa de Melo.