O Tribunal de Contas do Estado do Ceará promoveu uma oficina de entendimento e definição de problemas relacionados às políticas públicas para a Primeira Infância no Ceará, realizada nesta segunda-feira (15/7), no 8° andar do Edifício 5 de Outubro. O encontro utilizou a construção participativa, contando com a presença de representantes das organizações sociais, do judiciário, do executivo e dos conselhos.
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Os participantes foram recebidos pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz. Ele ressaltou que, dentre várias políticas estruturantes que também são trabalhadas pelo TCE Ceará, “resolvemos priorizar os assuntos relacionados à Primeira Infância. Nossos técnicos estão em conjunto com uma equipe multidisciplinar, incluindo cientistas de dados, sociólogos e profissionais da saúde, desenvolvendo um projeto para aprimorar os indicadores e cuidar melhor dessa fase. Os danos, as negligências e as carências que o ser humano sofre na Primeira Infância repercutem muito fortemente ao longo da vida”, comentou.
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Essa é uma das ações que vêm sendo realizadas pelo Tribunal com foco na primeira infância – fase dos 0 aos 6 anos, momento crucial para a saúde, aprendizado, desenvolvimento e o bem-estar social e emocional das crianças. O projeto está sob a coordenação da Presidência do TCE Ceará e conta com a parceria de pesquisadores do Cientista Chefe, programa do Governo do Estado realizado por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
A oficina reuniu profissionais, especialistas e estudiosos da causa. A assessora da Presidência, Luciana Queiroz, apresentou dados relacionados à primeira infância, além de indicadores e metas. Ela destacou as oportunidades de atuação, as possíveis parcerias e os tipos de incentivos e apoio. A ação visa entender e definir as principais causas dos problemas relacionados às políticas públicas para a Primeira Infância e sua inclusão nos orçamentos públicos do estado do Ceará.
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Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Georgia Cruz e José Macedo, foram os facilitadores e conduziram as atividades da oficina, que iniciaram com a apresentação das metodologias de Design Thinking e Design Participativo, seguidas da prática da árvore de problemas e definição de causas raízes.
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“Esse encontro é importante para que os participantes se debrucem sobre os problemas e tenham a chance de gerar soluções mais efetivas, que tragam uma melhoria real para a Primeira Infância em nosso Estado. Por isso, é necessário que saiamos daqui com alguns pontos prioritários para trabalhar”, comentou a professora Georgia.
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Os grupos foram divididos em quatro macrotemas: segurança, saúde, educação e assistência social. Os profissionais dialogaram sobre os temas e identificaram os principais desafios para cada área de atuação. Os resultados coletados servirão de subsídios para as próximas etapas do plano de ação do Tribunal voltado para o tema.
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Atualmente, a equipe do TCE e os pesquisadores trabalham em um metaprojeto, onde estão sendo avaliadas as condições e definidas as ações mais impactantes, com o compartilhamento de dados em uma plataforma que contempla informações sobre a primeira infância. As reuniões ordinárias do grupo ocorrem semanalmente e funcionam para o acompanhamento do projeto.
Fonte: TCE-CE