TCE-AM abre evento que trata dos serviços das Ouvidorias nos Tribunais de Contas

Com temáticas sobre a proatividade e interatividade das Ouvidorias com a sociedade, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou a abertura do “Ouvidoria Day”. Realizado e transmitido de forma virtual, o evento conta com diversos especialistas na área da ouvidoria, que, em diferentes painéis, apresentarão conteúdos relevantes para o tema, levando em consideração o atual momento de crise sanitária em que o país se encontra.

“É relevante o serviço prestado à sociedade pelas ouvidorias dos Tribunais de Contas, uma realidade consolidada na área de controle externo da administração pública, tendo em vista a atuação e exercício de uma via de controle da sociedade sobre a gestão pública. Uma ouvidoria funcionando de forma plena e efetiva permite o aperfeiçoamento das instituição que representa”, afirmou o presidente da Corte de Contas, conselheiro Mario de Mello.

A transmissão do evento acontece neste momento pelas redes sociais da Corte de Contas (YouTube, Facebook e Instagram), com tradução simultânea em Inglês, Espanhol e por intérpretes de Libras.

O conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro, relatou a importância da manutenção do evento e das atividades da Ouvidoria mesmo nos tempos de pandemia.

“O evento, que seria realizado em março de forma presencial, foi adiado e estamos fazendo virtualmente. Este foi um mecanismo para que pudéssemos manter a nossa produção. Essa pandemia não vai atrapalhar nossos planos e atividades, temos condições de burlar esse mal e continuar a fazer nosso trabalho. É disso que vamos tratar aqui. As soluções que estamos dando e pudemos dar para contornar esse problema. Nossa eficácia não mudou, mas evidentemente temos que aperfeiçoar, e é disso que vamos tratar aqui”, disse o conselheiro Érico Desterro.

Na oportunidade, o conselheiro também apresentou o novo site da Ouvidoria do TCE-AM, que foi remodelado e estreou no dia de hoje. A nova página facilita a consulta às informações, com maior praticidade no acesso aos canais de atendimento, gerando uma maior transparência aos denunciantes e à sociedade como um todo.

Programação

Entre as temáticas abordadas, os ilustres palestrantes convidados falarão sobre a proteção aos denunciantes; utilização das ferramentas digitais para colher denúncias; a qualificação do atendimento; os impactos do trabalho remoto causados pela pandemia, entre outros assuntos. A programação do evento está dividida em três diferentes painéis, onde em cada um deles dois palestrantes falarão sobre determinados temas. Após a apresentação, será aberto um espaço para perguntas e questionamentos, que serão respondidas pelos debatedores.

No 1º Painel, mediado pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Desterro, serão discutidos o “Uso de Ferramentas Tecnológicas, interatividade e proteção ao denunciante.“ O ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, abordará “O uso de ferramentas tecnológicas e interatividade no âmbito das ouvidorias”. Em seguida, o ouvidor-geral da União adjunto, Fabio do Valle Valgas, falará sobre a “Proteção ao Denunciante”.

Após o debate dos conteúdos apresentados, o 2º painel, mediado pelo conselheiro Antonio Gilberto Jales, presidente do Comitê de Ouvidorias e Corregedorias do Instituto Rui Barbosa (IRB), abordará o “Programa de Integridade, Humanização do Atendimento e o Papel das Ouvidorias”. A Drª Mona Liza Ruffeil, superintendente da Controladoria Geral da União no Amazonas (CGU), iniciará as palestras falando sobre o “Programa de Integridade e o Papel das Ouvidorias”. Em seguida, o ouvidor do Tribunal de Contas do Paraná, Patrick Machado, trará ao debate a “Humanização do atendimento das ouvidorias”.

O 3º e último painel, mediado pela coordenadora executiva da rede de ouvidorias do Amazonas, Drª Fabiana Seabra, trará ao Ouvidoria Day os “Desafios do trabalho remoto, impactos do home office  e o acompanhamento das ações de combate à covid-19”. Os palestrantes serão Mário Nélson Alves Júnior, diretor da OMD Soluções em Ouvidoria, e Uadson Ulisses Martins, secretário do Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
Texto: Lucas Silva


Ouvidoria do TCE-AM disponibiliza nova versão de site para o cidadão

A Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas lançou nesta quinta-feira (9) a nova versão de seu site. O anúncio foi feito pelo conselheiro-ouvidor do TCE-AM, Érico Xavier Desterro e Silva, durante o evento Ouvidoria Day.

O site foi reformulado com o objetivo de tornar a navegação do cidadão mais dinâmica e intuitiva. “A reformulação do site veio a partir de uma necessidade de modernização. Ele está com design mais moderno, permitindo que a visualização das informações seja feita de maneira mais simples e organizada”, destacou o conselheiro Érico Desterro ao falar sobre a importância da nova versão do site.

A nova versão dá mais destaque para o principal fim da Ouvidoria, o recebimento de manifestações, tornando-a o canal direto de comunicação entre o cidadão e o Tribunal. O novo site foi completamente reformulado, e traz uma navegação objetiva para o cidadão, com design mais moderno e organizado.

“O site apresenta todas as informações na página principal, dando maior destaque na ferramenta de registro de demandas. Tudo isso foi feito para que o usuário tenha uma melhor experiência quando for navegar no site da Ouvidoria”, analisou o diretor da Ouvidoria, Harleson dos Santos Arueira.

Entre as novidades, o novo domínio traz uma interface preparada para todos os tipos de dispositivos; o acesso direto às publicações, nas redes sociais, da Ouvidoria; criação de páginas com os projetos desenvolvidos pela Ouvidoria e seção de perguntas frequentes; contando, ainda, com ferramenta de compartilhamento de seu conteúdo via redes sociais e uma área de avaliação sobre o site para o cidadão.

Assim como a nova versão do site do TCE, a versão do site da Ouvidoria não teve custos para o Tribunal, e foi desenvolvida pelos próprios servidores da Ouvidoria, contando com o apoio do Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin). “A Setin apoiou o projeto tecnicamente. Mérito e destaque desse projeto é todo da Ouvidoria”, ressaltou o secretário da Setin, Allan Bezerra.

Segundo a coordenadora do projeto, especializada na área de Tecnologia da Informação (TI) e servidora da Ouvidoria, Thábitta Leão, o site já estava com um planejamento para ser atualizado. “A atualização do site já estava prevista no planejamento da Ouvidoria para o biênio 2020/2021. A organização visual foi planejada e executada pela Ouvidoria, e contamos com apoio da SETIN para disponibilizar o site para o público”, disse Thábitta.

Para conferir a nova identidade visual do site da Ouvidoria, acesse: ouvidoria.tce.am.gov.br

Texto: Giovana Airon