Presidente do TCE-CE entrega ao governador eleito diagnóstico sobre segurança, educação e infraestrutura

Avaliar os programas de governo executados no Ceará, oferecendo alternativas capazes de promover o aperfeiçoamento das ações. Esse foi o objetivo das auditorias operacionais realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), em 2013 e 2014, nas áreas da Segurança Pública, Educação e Infraestrutura.

O resultado desse trabalho foi compilado na publicação Retratos do Brasil – O Ceará na Visão do Tribunal de Contas do Estado e será entregue pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Valdomiro Távora, ao governador eleito, Camilo Santana, durante o seminário “Pacto Pela Boa Governança: Um Retrato do Brasil”, que reunirá nesta segunda-feira (17/11), em Brasília, os governadores eleitos este ano e os presidentes dos Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios.

Organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o encontro ocorrerá a partir das 14h30, no Museu Nacional Honestino Guimarães (Museu Nacional de Brasília), situado no Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios. Na programação, está prevista uma discussão sobre o panorama da gestão pública nas áreas de saúde, educação, segurança, previdência e infraestrutura.

A iniciativa do TCU, em parceria com Tribunais de Contas dos Estados e Municípios, é sistematizar informações sobre governança nas esferas Federal, Estadual e Municipal, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública e desenvolvimento nacional, integrado em benefício da sociedade.

Camilo Santana irá receber o diagnóstico de três áreas auditadas pelo TCE-CE: o Programa Ronda do Quarteirão (Segurança Pública), Ensino Médio (Educação) e Sistemas de Abastecimento de Água em Comunidades Rurais (Infraestrutura).

Segundo o presidente Valdomiro Távora, os trabalhos realizados pela equipe de auditoria, coordenada pelo analista de controle externo, José Ricardo Moreira Dias, visam ampliar as ações do controle externo exercido pela Corte de Contas do Ceará, através de uma análise aprofundada em aspectos fundamentais da gestão pública, com destaque para a economicidade, a efetividade e a eficiência.