Presidente do TCE-SP ministra palestra sobre desafios dos TCs no século XXI

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, participou, na terça-feira (19/4), às 9h30, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), do painel temático ‘Os Desafios dos Tribunais de Contas no Século XXI’, como parte das atividades que compõem o I Congresso Internacional de Contas Públicas.

TCESPO painel, aberto pelo Presidente da Alesp, Deputado Fernando Capez, foi presidido pelo Conselheiro aposentado pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Eurípedes Sales e contou, além do Presidente do TCE, com a participação do Conselheiro do TCM-SP, Edson Simões; do Presidente Emérito do Instituto Internacional de Ciências Sociais, Ives Gandra da Silva Martins; do Presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Carlos Antonio Luque e do Deputado Federal, Arnaldo Faria de Sá.

Em sua exposição, Dimas Ramalho falou sobre a atuação do TCE em novos temas, como na questão dos resíduos sólidos e mobilidade urbana, e discorreu sobre o uso da tecnologia da informação como pilares de sua gestão. “Além disso, o Tribuna
l de Contas tem uma atuação profunda em relação à Lei da Ficha Limpa. Mais de 70% das inelegibilidades têm ocorrido por causa de contas não aprovadas nos tribunais”, comentou Ramalho.

Ele lembrou o filósofo italiano Antonio Gramsci (1891-1937) para definir o momento atual brasileiro como um ‘interregno histórico’, em que o velho modelo está morrendo e o novo ainda não nasceu. “Nesse intervalo histórico precisamos ter compromisso com a história, com a democracia, com a Constituição e conosco mesmos”, afirmou.