Programa TCU+Cidades é apresentado à Atricon

Servidores do Tribunal de Contas da União detalharam, na tarde da última segunda-feira (16), ao presidente da Atricon, o Programa TCU+Cidades. O projeto é voltado ao apoio da gestão municipal. No encontro, realizado na sede da entidade, em Brasília, a coordenadora do projeto, Karla Cristina Ferreira, o secretário-geral da Presidência do TCU, e o secretário-geral adjunto de Controle Externo, Adriano Cesar Ferreira, Nicola Khoury, destacaram as ações integradas desenvolvias com o objetivo de apoiar os gestores dos 5.570 municípios brasileiros, com informações qualificadas sobre questões essenciais para a administração local, como gestão fiscal, transferências, execução de políticas públicas, controle social e prestação de contas. O encontro aconteceu na sede da Atricon, em Brasília.
De acordo com a coordenadora do Programa, “a iniciativa pretende oferecer orientações de forma pedagógica aos municípios brasileiros para contribuir com a qualificação dos gestores e prevenir possíveis falhas que possam prejudicar o melhor uso dos recursos públicos”.
O presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou que as ações podem ser potencializadas por meio de ações conjuntas com todos os Tribunais de Contas, além da difusão de conteúdos através dos canais de comunicação da entidade e dos próprios órgãos de controle.

Saiba mais em: https://portal.tcu.gov.br/tcucidades

Conheça os quatro pilares do Programa TCU + Cidades:

  • Capacitação: Elaboração de um Programa de Capacitação, com desenvolvimento e oferta de cursos voltados à qualificação dos prefeitos, vice-prefeitos e demais gestores municipais. As ações de capacitação são realizadas pelo Instituto Serzedello Corrêa em parceria com diversas instituições públicas.
  • Promoção de eventos: Realização de eventos técnicos para orientações e debate de assuntos de interesse na gestão municipal. Esses eventos, denominados Diálogos Públicos, possibilitarão aos participantes conhecer os detalhes da atuação do controle externo por área temática.
  • Publicação de documentos e cartilhas: Desenvolvimento e atualização de documentos e cartilhas orientadoras, voltadas especificamente para os gestores municipais.
  • Estabelecimento de parcerias: Formação de uma ação em rede para fortalecer as iniciativas semelhantes das diversas instituições nas três esferas da Federação, buscando a união de esforços para sistematizar e transmitir conteúdos de forma clara, simples e direta.
    Com informações do TCU.