O projeto, oriundo da parceria entre Atricon, BID e FSB Comunicação, inicia sua nova etapa dia 16 de maio
O Atricon Comunica, projeto custeado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) em parceria com a FSB Comunicação, inicia, no dia 16 de maio, sua fase de treinamentos. A iniciativa busca oferecer estratégias de relacionamento institucional e treinamentos para assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas. Essa nova etapa, que acontece durante maio e junho, conta com cinco eventos virtuais sobre temas pertinentes ao mercado de trabalho da comunicação (Comunidades, Linguagem Simples, Comunicação Interna, LinkedIn e Relatórios e Métricas).
O projeto, iniciado em janeiro deste ano, já realizou uma etapa de pesquisa, que relatava um diagnóstico das áreas de comunicação dos Tribunais de Contas. A fase de imersão, que teve início no fim de março, apresentou os principais objetivos do Comunica e fez também, reuniões individuais com os 28 tribunais participantes para conhecer o trabalho de cada um deles, colaborando com os planejamentos das estratégias de comunicação das entidades a partir da aplicação de métodos de marketing como a Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) e a 5W2H (O quê? Quem? Quando? Por quê? Como? Quanto Custa?). A terceira parte do programa irá contar com palestras ministradas por especialistas da comunicação sobre as inovações, tendências e práticas para os profissionais da área.
Custeada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Atricon Comunica foi desenvolvido pela entidade com a FSB Comunicação, e, além dos 28 Tribunais de Contas, também foi utilizado por equipes convidadas do Supremo Tribunal Federal, da ABCPública e do Instituto Rui Barbosa. O Comunica visa utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, educação e desenvolvimento social, qualificando as informações que são oferecidas à população e instruindo sobre os serviços públicos que são disponibilizados a ela.
Conforme o coordenador-geral do projeto e vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, o projeto pretende utilizar a comunicação pública como instrumento de transformação, educação e desenvolvimento social. “As ações objetivam oferecer subsídios para qualificar as informações oferecidas à população, além de instruir sobre os serviços públicos disponibilizados a esse público, a partir da adoção de estratégias de relacionamento institucional e da oferta de treinamentos para assessorias de comunicação dos Tribunais de Contas de todo o país”.
O presidente da Atricon, Edilson Silva, ressaltou que o Comunica leva em consideração as análises do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMDTC), que demonstram a existência de diferentes estruturas de recursos humanos e tecnológicos na área. “Essa situação revela carências e dificuldades de uniformização na disponibilização de informações que podem impactar, de alguma maneira, a vida dos cidadãos, como orientações para o acesso a diferentes serviços públicos”.
Confira os detalhes sobre as palestras e treinamentos do Atricon Comunica:
16/05 – A Força das Comunidades – Daniela Pereira, Diretora de PR e Estratégia Digital da FSB Comunicação, e Dominique Thomaz, Estrategista Digital na FSB Comunicação
29/05 – Linguagem Simples – Mar Alves, Especialista em Simplificação da Linguagem
05/06 – Comunicação Interna: Liliana de La Torre Barbosa, Gerente Executiva de Comunicação na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)
12/06 – LinkedIn, Modo de Usar: Flora Setta, Estrategista de Branding e Marketing e Linkedin Top Voice
26/06 (palestra bônus) – Relatórios e Métricas: Daniela Pereira, Diretora de PR e Estratégia Digital da FSB Comunicação, e Dominique Thomaz, Estrategista Digital na FSB Comunicação
Conheça a equipe do projeto:
FSB: Daniela Pereira, Dominique Thomaz, Paula Machado, Flora Setta, Bernardo Bruno, Guilherme Borges e Bernardo Stampa.
Atricon: Cezar Miola (coordenador-geral), Priscila Pinto de Oliveira (coordenadora-executiva), Eduardo Marques Borba e Fernanda Nunes.