Publicação permite a consulta do desempenho dos municípios brasileiros sobre indicadores da primeira infância

O Brasil tem mais de 17,6 milhões de crianças entre 0 a 6 anos, sendo que mais da metade – 9 milhões – são vulneráveis. Uma em cada três crianças nessa faixa etária vive na pobreza ou na pobreza extrema. Esses são alguns dos dados reunidos no livro “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas”.

A obra é uma parceria entre o TCE de Goiás e o Instituto Rui Barbosa. Ao longo de 275 páginas, a publicação traz mensagens e entrevistas com autoridades brasileiras sobre a temática, boas práticas dos tribunais de contas e outras instituições brasileiras e indicadores sobre a primeira infância nos municípios, estados e no Brasil, com apresentação de ranking por estado. A integrante do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa, Ana Paula Rocha, alerta para os dados preocupantes demonstrados no livro na reportagem que foi ao ar na Rádio Justiça.

A publicação permite a consulta do desempenho de cada um dos 5.570 municípios brasileiros em alguns dos principais indicadores da primeira infância como percentual de grávidas com acesso a pelo menos sete consultas pré-natal; mortalidade materna; percentuais de partos cesáreos, de crianças de até três anos em creches e imunizadas contra a poliomielite; mortalidade infantil entre outros. O livro também traz rankings dos Estados para cada um dos indicadores e dos municípios para dados de pré-natal. É possível fazer o  download da obra completa no site do TCE de Goiás.