Rádio Justiça: Encontro de Tribunais de Contas debaterá temas ligados à gestão pública e à defesa da democracia

Começa nesta quarta-feira, 16 de novembro, o oitavo Encontro Nacional dos Tribunais de Contas. Neste ano, o evento acontece no Rio de Janeiro e tem como tema central “os TCs como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. Ao longo de três dias de programação, haverá painéis e oficinas sobre temáticas como o diálogo interinstitucional, a atuação do controle externo na área ambiental, educação, comunicação pública e equidade de gênero. 

A conferência de abertura ocorre no dia 17 e irá refletir sobre os desafios da modernização do Estado no Brasil, com a palestra do professor Fernando Schuler, Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas.  No último dia de atividades, o painel “Tribunais de Contas: relações institucionais e avanços na defesa da democracia” terá a participação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, e do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas e Antônio Augusto Anastasia. 

A conferência de encerramento traz o tema “Sociedade em vertigem: crise, democracia e políticas públicas”, com palestra do advogado e professor Sílvio Luiz de Almeida. Durante o Encontro, também serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública. 

O evento ocorre em formato híbrido e é voltado aos membros e servidores de Tribunais de Contas, bem como aos interessados nos debates sobre o aprimoramento do Sistema de Controle Externo. A programação completa e inscrições podem ser realizadas em www.entc2022.com.br.

Escute a reportagem veiculada na Rádio Justiça.