Rede Governança lança Comitê de Controle Externo

O Comitê de Controle Externo da Rede Governança Brasil foi lançado nesta quarta-feira (07/10), durante evento virtual, com a participação da Atricon, representada na ocasião pelo Vice-Presidente de Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS).

A Rede Governança Brasil, coordenada pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, objetiva “disseminar a governança pública em todos os órgãos de controle externo, dar assistência e auxiliar tais organismos na construção, acompanhamento e execução de boas práticas, atuando em conjunto e colaboração, em âmbito nacional, com seus parceiros, vislumbrando a melhoria nas entregas dos serviços públicos”.

Durante o encontro virtual, o conselheiro Cezar Miola destacou que os Tribunais de Contas podem desenvolver ações de sensibilização junto aos seus públicos internos e externos para que a governança faça parte da cultura organizacional das instituições e dos jurisdicionados. “No âmbito do sistema, todos as experiências acumuladas ao longo desse período pelas entidades que congregam os Tribunais, como a Atricon, o IRB e o CNPTC, podem ser adotadas nos próximos projetos ligados ao tema”, disse,

O Comitê de Controle Externo da Rede Governança Brasil será coordenado pelo conselheiro Severiano Costandrade, presidente do TCE-TO. “Depois da aprovação do projeto de trabalho, com entregas a serem feitas no âmbito dos Tribunais de Contas, nós precisamos internalizar o tema governança dentro das Cortes para poder cobrar dos gestores públicos que façam o mesmo”, destacou.

O ministro Augusto Nardes ressaltou a importância do trabalho e a qualidade do grupo que vai colocar em prática essas ações de governança. “Tenho certeza que vocês realizarão um ótimo trabalho e conto com a ajuda e o ânimo de todos para levar a governança cada vez mais longe e com um nível de excelência”, pontuou.

Participaram além do conselheiro Cezar Miola; Edilberto Pontes (TCE-CE); Milene Cunha (TCE-PA); Glinton José Bezerra de Carvalho Ferreira (TCE-CE); Cesar Colares (TCM-PA); Sérgio Roberto Bacury de Lira (TCM-PA); Meriam de Fátima da Costa Dias (TCE-PA); Rafael Sousa Fonseca (TCE-SE); Diretora-geral de Controle Interno do TCE-TO, Dagmar Gemelli; Larissa Simeão; e Eduardo Dionizio.

Composição – O Comitê de Controle Externo da Rede Governança Brasil é integra-do pelos seguintes membros: Fábio Nogueira (presidente da Atricon); Joaquim Alves de Castro Neto (TCE-GO e presidente do CNPTC); José Raymundo Bastos de Aguiar (TCE-BA); Pedro Henrique Figueiredo (TCE-RS); Fernando Cesar Malafaia (TCE-TO); Edilberto Carlos Pontes (TCE-CE); Edilson Souza Silva (TCE-RO); Eduardo dos Santos Dionizio (TCE-MS); Rafael Souza Fonseca (TCE-SE); Licurgo Mourão (TCE-MG); Marconi Braga (TCE-MG); Simone Adami (TCE-MG); Júlio Edstron (TCE-TO); Waldir Neves Barbosa (TCE-MS); ministro Augusto Nardes (TCU); Maurício de Albuquerque Wanderley (Secretário-Geral do TCU); e Simone Adami (TCE-MG).

Ascom Atricon, com informações do TCE-TO