Reporta+ e Comunica são apresentados em seminário internacional do BID

Os projetos Reporta+ e Comunica, iniciativas apoiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conduzidas pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foram apresentados na manhã desta sexta-feira (10) durante o Seminário Anual para Entidades de Fiscalização Superior, realizado em Brasília entre os dias 8 e 10 de outubro. O encontro reuniu dirigentes do BID, membros de Tribunais de Contas e auditores de controle externo e interno que atuam na fiscalização de obras de infraestrutura e projetos de interesse social financiados pelo banco.

O painel “Projetos Reporta+ e Comunica – inovação no relacionamento com o cidadão” foi conduzido pelos vice-presidentes da Atricon Cezar Miola (Relações Político-Institucionais) e Joaquim Castro (Executivo).

Ao abordar o Reporta+, Cezar Miola destacou que a iniciativa “representa um importante avanço no letramento institucional e na aproximação entre os Tribunais de Contas e a sociedade. A proposta é estimular o cidadão a compreender melhor o papel do controle externo e, ao mesmo tempo, incentivar os órgãos de controle a comunicar suas ações de forma mais clara, acessível e participativa”.

Joaquim Castro ressaltou o Comunica como “uma ferramenta estratégica para aprimorar as práticas de comunicação dos Tribunais de Contas. Ao fortalecer os canais institucionais e ampliar a transparência, contribuímos para que a sociedade compreenda o impacto do nosso trabalho e participe mais ativamente dos processos de controle”.

As duas iniciativas têm como objetivo fortalecer o diálogo entre os Tribunais de Contas e a sociedade, demonstrando como inovação, transparência e participação cidadã podem ampliar a legitimidade e a efetividade da fiscalização pública.

Durante a programação também foi realizado o painel “Uso de novas tecnologias nas fiscalizações”, com a participação do diretor do Departamento de Tecnologia da Informação do TCE-SP, Fábio Correa Xavier, e do secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do TCU, Rainério Leite. O debate abordou experiências relacionadas à aplicação de inteligência artificial e automação robótica para ampliar a capacidade de análise de dados, otimizar auditorias, identificar riscos e fortalecer a atuação preventiva dos Tribunais.

Atualmente, 17 Tribunais de Contas brasileiros acompanham projetos financiados pelo BID, com o objetivo de promover a fiscalização simultânea à execução dos contratos e assegurar a correta aplicação dos recursos. A parceria entre o BID, os Tribunais de Contas e a Atricon busca garantir que os projetos sejam fiscalizados de forma integrada desde sua implementação, prevenindo irregularidades e promovendo maior transparência, eficiência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

O seminário foi realizado presencialmente na sede do BID, em Brasília, com transmissão online pela plataforma Microsoft Teams.