Reunião virtual do Projeto Integrar reúne 80 representantes de Tribunais de Contas*

O Projeto Integrar realizou, na manhã desta quarta-feira (1), o primeiro encontro técnico virtual com a participação de 80 representantes dos Tribunais de Contas brasileiros. A iniciativa decorre de uma parceria entre o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e prevê o desenvolvimento de estratégias integradas para seleção de auditorias com base em risco na área da educação.

O Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) atua como articulador e facilitador entre o TCU e os Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios .

A pauta do encontro foi centrada no nivelamento de conhecimentos, já que inicialmente, o projeto piloto contava com a participação de dez Tribunais de Contas, sendo que as outras 23 Cortes aderiram no mês de fevereiro último. A ambientação com a ferramenta de comunicação entre os integrantes do projeto, a evolução da iniciativa desde 2018 e a apresentação dos produtos que estão sendo desenvolvidos também foram temas abordados no encontro.

Para o presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, o Projeto Integrar está sendo construído a partir de boas práticas já desenvolvidas e também inéditas visando ao aprimoramento do planejamento e da atuação do controle externo, por meio do desenvolvimento de uma estratégia integrada na área da educação.

A coordenadora do Projeto, Renata Silveira Carvalho (TCU) destacou que os próximos encontros técnicos deverão ter também a participação a distância da equipe de técnicos da OCDE.

Novas reuniões estão agendadas para os dias 14 de abril (Governança Multinível), 16 de abril (Mecanismos de Colaboração entre os TC’s) e 23 de abril (Indicadores e Soluções de TI), sempre das 8h às 12h.

Texto: Priscila Oliveira