Revista Controle do TCE Ceará é o periódico com mais referências a Tribunais de Contas, aponta FGV

A Revista Controle – Doutrina e Artigos, periódico semestral do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, é a publicação com maior número de referências a Cortes de Contas, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada nesta terça-feira (27/8), em São Paulo.

A informação é do Prof. Dr. Thomaz Barbosa, palestrante na décima edição do Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas (X Educontas), durante o painel “Academia Brasileira e os Tribunais de Contas”, assunto propício para o evento que traz como tema central “O que a sociedade brasileira espera dos Tribunais de Contas do Brasil e o papel das Escolas de Gestão e Contas”.

 O pesquisador mostrou que a Revista Controle é a publicação na área da administração pública que contém mais referências a Tribunais de Contas: são 13 citações, tendo a segunda colocada com apenas três referências.

“Um dos objetivos da pesquisa foi identificar como as Cortes de Contas brasileiras são referenciados em publicações da área da administração pública. Isso nos mostra que a Revista Controle do TCE Ceará é de fato uma importante fonte de consultas, em nível nacional, para quem busca informações sobre os Tribunais de Contas”, destacou o secretário-executivo da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), Paulo Alcântara Saraiva Leão, que está participando do X Educontas com a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto.

IPC no 10º Educontas

 Os gestores da Escola de Contas do TCE, Hilária Barreto e Paulo Alcântara, participam dos três dias do evento, onde vão expôr a experiência da Rede de Escolas de Governo do Ceará, da qual o Instituto Plácido Castelo faz parte. Na ocasião, será divulgado o livro sobre os “Avanços da Educação Corporativa no Ceará”.

A obra reúne artigos de vários órgãos, entre eles o trabalho “O Controle Externo e suas estratégias de formação: o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e sua Escola Superior Instituto Plácido Castelo”. Esse livro foi lançado durante a Bienal Internacional, em Fortaleza, em agosto.

 Hilária Barreto também participou, no primeiro dia do encontro, como relatora dos trabalhos do painel “Rodas de conversa com a sociedade”. O momento era um dos mais esperados do Educontas, de acordo com a organização.