Secretários de Estado do CE conhecem projeto de automatização da análise das prestação de contas

unnamedO presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (5/9), os secretários da Fazenda, Mauro Filho; da Controladoria e Ouvidoria Geral, Flávio Jucá; do Planejamento e Gestão, Hugo Santana; e o procurador-geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, para apresentar o Projeto de automatização dos procedimentos de análise das prestações de Contas.

“É dever constitucional do TCE Ceará fazer, de forma mais célere e profunda, o julgamento das contas. O projeto de automatização vai permitir que o Tribunal faça uma análise concomitante da execução da gestão pública”, destaca o presidente Edilberto Pontes.

A apresentação ficou a cargo do secretário de Controle Externo da Corte, Raimir Holanda, e da secretária de Tecnologia da Informação, Érika Campos. Presentes também ao encontro demais representantes do Governo do Estado e os consultores da Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda., empresa responsável pelos serviços de consultoria para a automatização dos processos de prestação de contas.

Segundo a Secretária de TI, o objetivo do encontro é envolver os gestores estaduais que detêm mais informações para que estejam, desde o princípio do projeto, com o TCE. Na reunião, foi apresentado o Projeto de Automatização dos Atos de Pessoal, solução desenvolvida inteiramente com recursos da Corte de Contas.

Para o secretário da Fazenda, Mauro filho, “o presidente do TCE e os demais conselheiros estão de parabéns. Esse projeto vai permitir que os dois lados envolvidos nessa questão, tanto o TCE com o controle externo mais veloz dos processos, quanto nós, Secretários de Governo, que estamos prestando contas ao Tribunal, contribuam com mais agilidade e eficiência.”

Saiba mais

O Sistema de Informação será trabalhado nos seguintes módulos: processos correlatos; avaliação do controle interno; licitação; contratos; convênios; contrato de gestão; pessoal; tomada de contas especial; monitoramento das decisões; orçamento; gestão de ativos; e contabilidade.

Entre os benefícios a serem adquiridos com a nova solução estão celeridade, ganho de produtividade, análise efetiva de todas as contas e criação de bases de dados para auditorias.

Para responder pela gestão, acompanhamento e fiscalização do Contrato nº 21/2016, firmado com a Ernst & Young, o TCE Ceará instituiu uma Comissão com os seguintes servidores: Ricardo Araújo Ferreira, Eugênio de Castro e Silva Menezes, Delinda Maria Almeida de Oliveira, Francisco Cláudio Ferreira Reis e Marcos Teixeira Bezerra. Na suplência estão Paulo Alcântara Saraiva Leão e Yuri Magalhães do Carmo.