A segunda etapa do Projeto Comunica inicia nesta segunda-feira (18), às 15 horas, com uma apresentação geral da iniciativa e da palestra “Reputação e diálogo: o impacto da comunicação no fortalecimento da sociedade”, ministrada pelo jornalista Flávio Castro (veja a minibio a seguir). O encontro terá a participação do presidente da Atricon, Edilson Silva, do vice-presidente de Relações Político-Institucionais e coordenador da iniciativa, Cezar Miola, e do sócio-diretor da FSB Comunicação, Darse Jr.
A reunião online é destinada aos assessores de comunicação dos 25 Tribunais de Contas que aderiram ao projeto em fevereiro deste ano e às equipes convidadas do Supremo Tribunal Federal e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública). A iniciativa foi apresentada em Brasília, no dia 19 de fevereiro, acompanhada de uma pesquisa que avaliou, em linhas gerais, a comunicação de 32 órgãos de controle externo do país.
Custeada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, a iniciativa inclui outras ações como capacitações personalizadas para suprir as necessidades de cada instituição e a criação de planos de comunicação para cada órgão. O projeto pretende ampliar o acesso a informações do controle externo, promover a transparência e a prestação de contas, além de ampliar a participação da sociedade nas decisões dos Tribunais de Contas.
Saiba mais:
Flávio Castro é sócio do Grupo FSB, que engloba a FSB Comunicação, maior empresa de Comunicação Corporativa da América Latina, a Loures Consultoria e a FSB Pesquisa. Responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação e gestão de crises para clientes de setores como Siderurgia, Telecomunicações, Varejo, Óleo e Gás, Infraestrutura e Tecnologia, entre outros, no Brasil e no exterior. É especialista em treinamento de porta-vozes e dinâmicas de definição de mensagens e estratégias de crise.
Formado em Jornalismo pela UFRJ, cursou pós-graduação em Relações Internacionais na Universidade de Bologna (Campus Buenos Aires), e atuou em alguns dos principais veículos do País, como Gazeta Mercantil, O Estado de S.Paulo e O Globo. Neste último, exerceu as funções de Editor-Assistente de Economia e Correspondente em Buenos Aires. Na área de consultoria, trabalhou na Ernst&Young, alocado na Petrobras. Em 2001, juntou-se à FSB.