Seminário do TCE-CE destaca sustentabilidade, engajamento e alta performance

O tema Alta performance na gestão pública encerrou a sétima edição do Seminário de Gestores Públicos nesta terça-feira (4/6), no Centro de Eventos do Ceará, em palestra proferida pelo CEO da Seja Alta Performance Transformações Corporativas, Marcos Freitas. Foram dois dias de intensas discussões sobre a importância do desenvolvimento cooperado, inovação e sustentabilidade. O Tribunal de Contas do Estado teve papel de destaque nos painéis, compartilhando conhecimentos durante os debates.

A sustentabilidade na gestão política e na área ambiental foi ressaltada pelos integrantes da mesa, coordenada pelo assessor da Presidência do TCE, Juraci Muniz, que destacou ações desenvolvidas pelo Tribunal, entre elas a Política de Sustentabilidade e o Selo TCE Ceará Sustentável, que visa evidenciar práticas em prol do meio ambiente desenvolvidas pelos gestores cearenses.
O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, mostrou os programas do Governo sobre preservação climática, manejo de resíduos sólidos, áreas verdes, zoneamento ecológico e educação ambiental. Logo em seguida, foi a vez do secretário de Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior, falar sobre os desafios de equilibrar as riquezas naturais e estimular, ao mesmo tempo, a economia.

Para o secretário, isso se faz através de uma base econômica diversificada, boas políticas públicas e plataformas de conhecimento robustas.Engajamento da sociedade na gestão pública foi o tema coordenado pelo assessor da Ouvidoria do TCE Ceará, Virgílio Freire, no painel que contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil do Governo, José Élcio Batista; do deputado Renato Roseno; do diretor do Instituto Opinus, Marciano Girão, do ouvidor do TCE-PR, Patrick Machado; e do secretário-executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral, Marconi Lemos.

Presentes ao evento a Coordenadora do Comitê de Logística Sustentável da Corte de Contas, Silvânia Chaves (Diretora Administrativa e Financeira) e o membro do Comitê, Marcus Fábio de Castro, analista de controle externo.