Sertão, música clássica e violinista canadense no Centro Cultural do TCE-PB

A programação cultural do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, no sábado, 04/08, no Centro Cultural Ariano Suassuna, terá, além do VI Concerto da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (com participação especial do solista e violinista Canadense Guillaume Tardif), a abertura da exposição fotográfica NO SOL DO CÉU DO SERTÃO, apresentada pelos fotógrafos Frederico Costa Guedes Pereira (Analista de Sistemas e professor do IFPB, fotógrafo amador), Francisco Mendes (fotógrafo profissional, residente em Taperoá-PB) e Manuel Dantas Vilar (Advogado, fotógrafo amador, residente em Taperoá-PB).

A exposição, que terá cerca de 60 fotografias, foi criada em homenagem ao Dia Mundial do Sol e Dia Nacional do Sertanejo e ficará no Salão de Exposições Linaldo Cavalcanti até o próximo dia 28/08. São patrocinadores da exposição a Moldura Minuto, Iris Stúdio e Laticínios Grupiara.

O Concerto, por sua vez, será regido pelo Maestro Laércio Senhorelli Diniz de contará com a participação especial do Violinista Canadense Guillaume Tardif.

Na programação duas das obras mais importantes e conhecidas do repertorio erudito, a sinfonia 40 de W. A. Mozart e o concerto para violino e orquestra de Tchaikovsky obras que entraram para o gosto do público tanto pela beleza como pela profundidade apresentam.

HISTORIANDO – As últimas sinfonias de W. A. Mozart (39, 40 e 41) foram compostas em rápida sucessão, as três durante o verão de 1788 (o que é considerado quase um milagre) e cada uma com características totalmente diferentes. Um acontecimento na história da música é a sinfonia número 40 que será apresentada, e é uma das mais admiradas e importantes, tendo influenciado compositores como Beethoven e Schubert (entre outros) tendo se constituído em um dos principais modelos para a música sinfônica do século 19. A dramaticidade que percorre os seus quatro movimentos era inédita na época e atualmente o tema principal do primeiro movimento da sinfonia é tão popular que se encontra desde toques de celulares a chamadas de comerciais de rádio e TV.

Em 1877, aos 37 anos de idade, Tchaikovsky compôs em apenas um mês o concerto que é ainda hoje considerado um dos mais difíceis jamais escritos para o violino. Inicialmente dedicou o Concerto ao famoso violinista professor e virtuose Russo da época Leopold Auer, e este o considerou o concerto impossível de ser tocado. Tchaikovsky insistiu e providenciou uma segunda edição, desta vez dedicada ao violinista Adolph Brodsky, que o estreou em Viena, no dia 4 de dezembro de 1881, sob a regência de Hans Richter. A crítica da época ficou bastante incomodada com o terceiro movimento Finale (Allegro vivacissimo), para o conhecido crítico Eduard Hanslick, presente na estreia, a maneira direta com que Tchaikovsky cria a atmosfera festiva cigana era obscena e incivilizada: “quando se escuta esta música é possível ver uma série de rostos selvagens, ouvir seu linguajar bárbaro e sentir o cheiro de bebida”. Se isto fez algum sentido para a sociedade vienense da época, foi seguramente por pouquíssimo tempo pois esta belíssima obra tornou-se uma joia musical do grande público.
GUILLAUME TARDIF – Guillaume Tardif (Violinista) – O canadense Guillaume Tardif (Doutor em Música pela Eastman School) é professor associado e coordenador da área de cordas do Departamento de Música da Universidade de Alberta, Canadá.

Como solista, se apresentou com inúmeros conjuntos orquestrais (tais como a Filarmônica de Lima, a Orquestra do Teatro São Pedro, a Orquestra de Câmara Reményi e a Mesa Symphony) e também com artistas ilustres no Canadá e no exterior (tais como Malcolm Bilson, Kristian Bezuidenhout e Daniel Hege). Guillaume Tardif estreou muitas obras contemporâneas e, em 2011, no US premiere de Gallois-Montbrun, apresentou os 24 Caprichos de Paganini em uma performance com ingressos esgotados no Carnegie-Weill Hall com o pianista Roger Admiral. Ele também ofereceu masterclasses em várias instituições importantes, incluindo a Liszt Academy, Beijing Central Conservatory, Innsbruck University, Grieg Academy, Universidade do Rio de Janeiro, San Francisco State University e o Banff Centre. Fez parte do quadro docente do Semper Music Festival (Itália), do Beverly Hills International Music Festival (EUA) e do Global Summer Institute of Music (Virgínia, EUA). Dois de seus mais recentes orientandos em doutorado são de João Pessoa, cidade que visitara muitas vezes nos últimos anos a convite da UFPB.

Sua pesquisa explora vários aspectos da história e prática do violino, focando em obras escritas por compositores violinistas, bem como muitas obras menos conhecidas para o instrumento. Nos últimos anos, apresentou-se em conferências internacionais (tais como College Music Society, Society Boccherini, Universität Göttingen) e contribuiu com vários artigos (por exemplo, Brepols, 2015; Ut Orpheus, 2016; e Olms-Verlag, 2018). Produziu várias gravações (Virtuoso Encores, do acervo de Joseph Szigeti e Tales from the Dinarides), arranjos para violino e cadências. Em Edmonton, ele dirige a série The Dare to Discover em parceria com o Enterprise Quartet, assim como o projeto video-documentário Genius of the Violin.

Após o primeiro prêmio em violino no Quebec Conservatoire, sob orientação de Jean Angers, e distinções no Canadian Music Competition, Guillaume Tardif concluiu seus estudos de Doutorado na Eastman School com Oleh Krysa. Concluiu, também, o programa EMBA (Alberta-Haskayne, Canadá) e atualmente ministra palestras sobre música, negócios, cultura e criatividade, especialmente em colaboração com os institutos de pesquisa Kule e Wirth da Universidade de Alberta. Ganhou também reconhecimento público por sua participação constante como voluntário em Edmonton (Mayor’s Awards, Top 40 under 40) e em Alberta como Presidente da Alberta String Association.
PROGRAMA

Wolfgang Amadeus Mozart:
Sinfonia n 40 em Sol menor, K 550
I. Molto Allegro
II. Andante
III. Menuetto
IV. Allegro assai

Peter Ilytch Tchaikovsky:
Concerto para violino e orquestra em Ré Maior. Op. 35
Solista: Gillaume Tardif (Canadá)
I. Allegro Moderato
II. Canzonetta — Andante
III. Finale — Allegro Vivacissimo

SERVIÇOS:

VI Concerto da OSMJP
Abertura da exposição “Sob o sol do céu do sertão”
Data: 04.08.2018
Horário: 18h
Local: TCE-PB-CCAS – Rua Geraldo Von Sosthen, 147, Jaguaribe – João Pessoa (PB) Informações: (83) 3208-3545/46/47
ENTRADA FRANCA – ESTACIONAMENTO PRÓPRIO