Servidor do TCE-SC publica artigo sobre governança e sustentabilidade

Artigo CelsoO auditor fiscal de controle externo do Tribunal de Contas de Santa Catarina Celso Ramires publicou na revista e-book da Univali o artigo “Governança Transnacional Ambiental: Gestão Coletiva do Meio Ambiente em Prol da Sustentabilidade”. O trabalho é fruto de uma das disciplinas do curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O artigo, divulgado na publicação “Debates Sustentáveis: Análise Multidimensional e Governança Ambiental”, busca discutir a governança ambiental como gestão coletiva do meio ambiente para a sustentabilidade além das fronteiras. O autor parte do princípio de que os problemas ambientais atravessam o limite físico-geográfico dos Estados e defende que uma das hipóteses que poderia amenizar estas transformações seria a união do planeta para definição de políticas e instrumentos de gestão ambiental, por se tratar de questões de interesse transnacional.

O auditor Celso Ramires, que atua na Diretoria de Administração e Finanças (DAF), é beneficiado pelo Programa de Capacitação do TCE-SC, coordenado pelo Instituto de Contas (Icon), com base no Segundo Termo Aditivo ao Termo de Cooperação, firmado entre o tribunal e a instituição de ensino.