O painel “Governança e Inovação no Setor Público” reunirá o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o secretário-executivo do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Roberto Pojo, com mediação do vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola. A atividade integra a programação do Simpósio “Governança, IA e Transparência na Administração Pública”, promovido pela Atricon em parceria com diversas instituições, e propõe uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da transformação da gestão pública brasileira a partir da inovação e das boas práticas de governança.
>> Faça a sua inscrição clicando aqui
Segundo o ministro Augusto Nardes, os efeitos da governança pública vão muito além do controle, refletindo na capacidade de liderança, na definição de estratégias e na articulação entre os poderes e os diferentes níveis da federação. “As ferramentas de governança auxiliam a antecipar problemas, oferecendo indicadores e monitoramento de riscos, estruturando processos em todas as instâncias do Estado com apoio da tecnologia, de inteligência artificial e uso de dados. Esses elementos são essenciais para decisões mais assertivas por parte da alta gestão”, disse.
Roberto Pojo, por sua vez, apresentará a visão do Ministério da Gestão e da Inovação, que tem promovido iniciativas voltadas à transformação digital e à adoção de modelos de gestão baseados em desempenho. Com mediação de Cezar Miola, vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, o painel também pretende discutir o papel dos Tribunais de Contas e demais órgãos de controle na promoção de uma cultura de governança, aliada ao uso ético e responsável das tecnologias emergentes.
O simpósio busca aproximar gestores, especialistas e servidores públicos em torno de temas centrais para o futuro da administração pública, como a inteligência artificial, a integridade e a transparência. O encontro reforça a importância de um Estado mais moderno, proativo e orientado ao cidadão, capaz de unir inovação e responsabilidade pública como pilares para o desenvolvimento sustentável e a confiança social.
Saiba mais
O encontro conta com o apoio do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Instituto Rui Barbosa (IRB), Rede Governança Brasil (RGB) e Serafim Assessoria Parlamentar, além de parcerias com entidades municipalistas, e patrocínio da Confederação Nacional do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).