Sined abordará o uso de tecnologias na educação 

A quinta edição do Simpósio Nacional da Educação irá abordar o uso de tecnologias na área do ensino. No painel “Inteligência Artificial na Educação Pública e no Controle”, o professor da Universidade Federal de Goiás, Fernando Filgueiras, pretende destacar temas do Consenso de Beijing,  documento gerado durante a Conferência Internacional sobre IA e Educação, que aconteceu na China em 2019. O relatório, de autoria da Unesco, tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da Inteligência Artificial, com foco na inovação responsável, benefícios sociais e abordagens éticas.

A programação do Sined também prevê a apresentação de experiências a partir da criação  dos Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação, os Gaepes, presentes em oito estados brasileiros. Os Gabinetes estabelecem instâncias de diálogo e de cooperação entre o setor público e a sociedade civil para propor soluções para os desafios da educação. A presidente executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti, destaca os impactos da iniciativa no boletim veiculado na Rádio Justiça.

As inscrições para o Sined estão abertas e podem ser realizadas em sined.tce.go.gov.br. O Simpósio é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado e dos municípios de Goiás e pelo Instituto Rui Barbosa. O evento tem apoio da Atricon, do CNPTC e da Abracom.