O Tribunal de Contas do Estado do Piauí é bem avaliado na sua missão de fiscalizar os recursos públicos e combater a corrupção. É o que revela pesquisa realizada no final do ano passado, pelo Centro de Treinamento Humano Ltda, empresa contratada para medir o grau de satisfação dos servidores, jurisdicionados e sociedade civil. Os pesquisadores aplicaram 725 questionários para saber qual a imagem do TCE junto ao seu público .
A sociedade civil, incluindo imprensa, OAB, CREA, Conselho de Contabilidade, Associações e Sindicatos, considera que o TCE vem realizando um bom trabalho. Quando perguntados sobre se o Tribunal produz resultados satisfatórios para a sociedade com a identificação de fraudes, desfalques ou desvios, 72,50% responderam que sim; 20% disseram não ; e 7,50% não souberam ou não quiseram responder. A sociedade também considera que o TCE está cumprindo seu objetivo de controle dos gastos públicos e combate à corrupção. Esta é a opinião de 65% dos entrevistados, enquanto 32,50% acham que não e 2,50% não responderam.
A imagem do TCE-PI junto aos seus jurisdicionados também é positiva. Questionados sobre o nível das respostas apresentadas pelo Tribunal às suas solicitações, 90,30% dos jurisdicionados municipais disseram que foram esclarecedoras. A mesma resposta foi apresentada por 82,98% dos jurisdicionados estaduais.
As ações fiscalizadoras do TCE-PI foram avaliadas como adequadas, capazes de detectar as irregularidades na aplicação dos recursos por 93,90% dos jurisdicionados municipais e 84,93% dos jurisdicionados estaduais. Quando os pesquisadores perguntaram se os resultados do trabalho do Tribunal são satisfatórios para a sociedade, 88,14% dos jurisdicionados municipais responderam que sim. A mesma resposta foi apresentada por 80,82% dos jurisdicionados estaduais.
A boa avaliação da imagem institucional do Tribunal de Contas do Estado do Piauí deve-se a um trabalho contínuo de aperfeiçoamento dos seus técnicos, bem como o investimento em novas tecnologias da informação e a definição de métodos e procedimentos para agilizar e dar mais transparência às suas ações.