TCDF sedia reunião do Colégio de Presidentes de Tribunais de Contas

Representantes de 32 Tribunais de Contas de todo o país participaram nesta segunda-feira, dia 5 de março de 2018, da Reunião do Colégio de Presidentes de Tribunais de Contas para eleição da nova Presidência do colegiado. O encontro ocorreu em Brasília, no Plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

O Conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado (TCE-MA) foi eleito, por unanimidade, presidente do Colégio para o próximo mandato de um ano, em substituição ao Conselheiro Sidney Estanislau Beraldo (TCE-SP). Foram eleitos ainda o Conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN) e a Conselheira Yara Lins dos Santos (TCE-AM), respectivamente para os cargos de Vice-Presidente e Secretária do colegiado.

Além da presidente do TCDF, Conselheira Anilcéia Machado, participaram da reunião o Ministro Raimundo Carreiro, Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); o Conselheiro Fábio Tulio Nogueira (TCE-PB), Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); e o Conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Em seus discursos de boas-vindas ao novo presidente do Colegiado, os representantes das Cortes de Contas ressaltaram a necessidade de reforçar a integração entre os órgãos de controle externo em âmbito local e federal. Além disso, também falaram dos desafios enfrentados pelos Tribunais de Contas no que se refere à defesa de suas prerrogativas e às discussões sobre mudanças na forma de composição das Cortes.

Após a eleição do novo presidente do Colegiado, a Atricon apresentou os resultados e diretrizes para o biênio 2018/2019 do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC).

Fonte: Ascom-TCDF.