TCE-AP: Projeto Auditor do Futuro destaca participação acadêmica no controle social

Trinta acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal do Amapán(Unifap) iniciaram nesta segunda-feira (17), o projeto piloto denominado Auditor do Futuro, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) em parceria com a Associação dos Auditores de Controle Externo (AudTCE), e que tem o objetivo de disseminar conhecimento sobre o controle social entre o mundo acadêmico.

O reitor em exercício da Unifap, José Gemaque, disse que recebeu com entusiasmo o convite para que a instituição fosse parceira do projeto. “Fico muito feliz em saber que, com o projeto, teremos acadêmicos mais preparados e conscientes de seu papel social”, comentou.

A conselheira Marília Góes lembrou que as dúvidas durante a vida acadêmica são constantes, e que a participação no projeto será uma oportunidade ímpar para os acadêmicos que buscam ampliar seus conhecimentos sobre a administração pública.

O auditor de controle externo, João Vianna, que também é presidente da AudTCE, disse que o “sim” que os acadêmicos deram para participarem do projeto não será em vão, e que esta é uma oportunidade de divulgar à sociedade o trabalho realizado pelos auditores.

A diretora da Escola de Contas do TCE-AP, Cristiane Godim, adiantou que o projeto piloto buscou em sua parceria inicial a Unifap, mas que outras entidades de ensino superior poderão se somar ao projeto. “Este é um momento inicial, e que as demais instituições superiores serão convidadas a participarem da iniciativa”, adiantou.

O presidente do TCE-AP, conselheiro Michel Houat Harb, disse que o projeto além de aproximar a Corte de Contas da sociedade, divulga as funções e o trabalho desempenhado pelo Tribunal.

A palestra magna de abertura foi dada pela diretora de Controle Externo, Carla Chagas, que abordou o tema “o papel do Tribunal de Contas e a atuação dos auditores de controle externo”.

Por meio de palestras e dinâmicas, os acadêmicos serão desafiados em casos práticos, a colocarem em prática o aprendizado.

Fonte: TCE-AP