O Projeto Juntos Pela Educação, de iniciativa do Tribunal de Contas do Amapá (TCE-AP), ganhou mais três aliados nesta semana. Membros do Ministério Público do Estado, e servidores da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e da Defensoria Pública recepcionaram o projeto e destacaram que o papel das instituições públicas deve ir além das funções constitucionais.
Na terça-feira (02), recepcionada pela procuradora de Justiça, Judith Teles, a promotora de Justiça, Kliviomar Dias, e a assistente social Séfora do Carmo, a comissão de educação do TCE-AP, liderada pela conselheira substituta, Teresinha Botelho, apresentou de forma detalhada o projeto e seus objetivos sociais. “Temos no Amapá um dos piores índices de desenvolvimento da educação básica. E qual o nosso papel perante essa realidade?”, indagou Teresinha destacando os esforços que a Corte de Contas vem desempenhando por todo o Amapá com o objetivo de contribuir com a melhoria desses índices.
A procuradora de Justiça, Judith Teles, disse que as instituições públicas precisam estar cada vez mais unidas em prol da qualidade do serviço público. Já a promotora de Justiça, Kliviomar Dias, destacou a importância das instituições públicas abraçarem iniciativas em prol da educação. “Recebo com entusiasmo o Projeto Juntos Pela Educação e já fico à disposição para ampliar a iniciativa tanto na capital, quanto no interior”, disse.
Na segunda-feira (01) e na quarta-feira (03), foi a vez dos servidores da Ueap e da Defensoria Pública conhecerem o projeto. O Juntos pela Educação foi lançado em novembro de 2021, durante a terceira edição do TCE na Comunidade, em Laranjal e Vitória do Jari.
Em parceria com os conselhos estadual e municipais de educação, o Juntos pela Educação avalia o nível de qualidade da alimentação escolar, estrutura física das escolas, transporte escolar, e também boas práticas no âmbito escolar.
Após o levantamento dessas informações adquiridas com aplicação de questionários e visitação nas escolas, é elaborado um relatório e encaminhado aos gestores com propostas que possam contribuir para implantação de melhorias no ambiente escolar. Após essa fase, há um monitoramento das medidas sugeridas pelo TCE-AP.
O presidente do TCE-AP, conselheiro Michel Houat Harb, adiantou que todos os municípios receberão o projeto. “Nosso objetivo é contribuir da melhor forma possível com o avanço dos índices da educação”, concluiu.
Fonte: TCE-AP