TCE-AP: Projeto TCEndo Conexões pela Paz destaca valorização da vida no município de Amapá

Gestores públicos, servidores da saúde, educadores e conselheiros tutelares do município de Amapá recebem esta semana o Projeto TCEndo Conexões pela Paz, uma iniciativa do TCE-AP de valorização da vida e que faz parte da 5ª edição do TCE na Comunidade, programado para acontecer em novembro, no município.

A ideia do projeto partiu da preocupação de professores e autoridades do município com o comportamento dos alunos, principalmente depois da pandemia.

Reunindo um público de, aproximadamente 300 pessoas, as capacitações focam no gerenciamento pacífico de conflitos nos espaços escolares, por intermédio do diálogo, das práticas restaurativas, promoção da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por considerar que a escola é o ambiente ideal para a disseminação de valores e construção da cidadania. “O município de Amapá é o primeiro a receber o projeto. Nossa equipe, composta de psicólogos e assistentes sociais, leva capacitação aos gestores e educadores que vão repercutir uma nova cultura de paz dentro da sala de aula”, explicou Cristiane Godim, diretora da Escola de Contas do TCE-AP

O presidente do TCE-AP, conselheiro Michel Houat Harb, ressaltou que, há dois meses, recebeu a visita da defensora pública do município de Amapá, Adegmar Loiola, e o prefeito Carlos Sampaio, que manifestaram preocupação com o aumento dos processos relacionados a violência contra crianças e adolescentes. “Não poderíamos ficar inertes diante desta situação. Mobilizamos uma equipe técnica e esta semana estamos lançando o projeto que busca combater a violência e ampliar a cultura da paz”, disse o conselheiro Michel Harb.

As capacitações acontecem de 4 a 8 de outubro, no campus II da Ueap, localizado em Amapá. O projeto dá início as atividades da quinta edição do TCE na Comunidade, marcado para os dias 10, 11 e 12 de novembro deste ano, no município de Amapá.

Fonte: TCE-AP