TCE-BA e TCM-BA sediam lançamento do Fórum Nacional de Auditoria do IRB

Fórum Nacional Auditoria portalCom o objetivo de buscar o alinhamento dos Tribunais de Contas quanto à utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) nos seus trabalhos de fiscalização, o Instituto Rui Barbosa (IRB) promove, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) e Tribunal de Contas dos Municipios do Estado da Bahia (TCM/BA), nos dias 5 e 6 de novembro, das 9h às 12h e 13h30 às 17h30, no plenário Cons. Lafayette Pondé, em Salvador, o Fórum Nacional de Auditoria.

Para aprofundar o estudo, o IRB já programou cinco edições do Fórum Nacional de Auditoria em cada região do país. Entre os objetivos do Fórum, estão: apresentar as NBASP, capacitar os servidores dos TCs e apresentar técnicas de auditoria. Em Salvador, a intenção é apresentar a norma “ISSAI 100 – Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público” e discuti-la com o corpo técnico dos Tribunais de Contas da região.

O NBASP possui três níveis a cumprir e que o IRB vai detalhar durante as edições do Fórum Nacional de Auditoria. São eles: Nível I (Pressupostos da fiscalização: estrutura e requisitos mínimos); Nível 2 (Teoria da fiscalização: diretrizes gerais para os três tipos de auditoria); Nível 3 (Manual da fiscalização: diretrizes operacionais para os três tipos de auditoria). Os encontros nas cinco regiões do país vão enfatizar o ISSAI 100, que se reflete em todos os níveis do NBASP. O ISSAI 100 envolve a definição das seguintes etapas:

Clique no link https://www.tce.ba.gov.br/eventos para realizar sua inscrição.

Objetivo da auditoria

Avaliar se um dado objeto está em conformidade com o critério, identificando os agentes responsáveis pelos desvios.

O que acontece, em geral, é que o objetivo é identificado na execução. Por isso a importância de definir o objetivo no inÍcio.

Elementos da auditoria

Definir o objeto, os critérios usados para analisar o objeto. Identificar as três partes envolvidas: auditor responsável, parte responsável e usuário previsto

Planejamento

Definição do escopo (objeto, critérios e extensão e limites da auditoria), entender a entidade e seus controles (avaliação dos controles internos), avaliar os riscos e plano de auditoria.

Execução

Envolve coleta de evidências e a avaliação se elas são suficientes e apropriadas.

Nessa etapa, se há um método, até a coleta e as evidências estarão mais claras durante o processo.

Relatório

Emitir uma opinião e encaminhar para os usuários previstos

Confira aqui a programação.