TCE-CE abre prazo de submissão de artigos para a Revista Controle

A Revista Controle – Doutrina e Artigos, publicação científica do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, encontra-se com prazo aberto para o recebimento de novas submissões. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 19 de outubro pela plataforma digital.

O editor da Revista Controle e presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, convida profissionais, acadêmicos e servidores de órgãos públicos, atuantes nas áreas de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Economia de todo o território nacional e internacional a enviarem trabalhos científicos inéditos para a segunda edição de 2018.

Essa será a 19ª publicação disponível para a sociedade e que visa dar continuidade ao compromisso assumido desde 2009, em atender interesses acadêmicos disseminando o conhecimento científico, estimulando o debate livre de ideias, contribuindo para a melhoria do processo de controle externo, propiciando o intercâmbio de experiências entre os Tribunais de Contas e enriquecendo a produção científica na Administração Pública.

Os temas abordam, em sua maioria, as ramificações do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Finanças Públicas, Controle Externo, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Licitações e Contratos, Fiscalização das Organizações Sociais, Processo Administrativo, Contabilidade Pública, Auditoria Operacional, de Gestão e de Processos, entre outros assuntos afins.

O periódico é registrado em outros portais nacionais e internacionais como do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), CAPES, Latindex, PKP/Index, Diadorim, Livre, Rede Rubi, Google Acadêmico e Editora Digital Fórum. Recentemente, o TCE Ceará filiou-se à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), que concedeu à Revista Controle o DOI, um identificador permanente para as publicações digitais.

Um artigo recebe o identificador, composto de números e letras, garantindo que todos os objetos digitais sejam localizados na internet de maneira única, sem a perda de seu acesso. Os autores poderão utilizar o DOI, por exemplo, na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Currículo Lattes em todas as edições da Revista.

A mais recente edição digital da Revista Controle (Vol. XVI – nº 1 – Jun. 2018) foi lançada em 20 de setembro, durante o oitavo Forúm Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, o VIII Bibliocontas. Cada participante recebeu um exemplar. São 15 artigos elaborados por 26 autores e coautores que tiveram seus trabalhos selecionados por membros do Conselho Editorial e por um seleto grupo de pareceristas.

Elaborada e diagramada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do TCE Ceará, essa edição tem como inspiração a temática da Inovação no Setor Público. Traz em sua composição e identidade visual os parâmetros que o Tribunal de Contas do Ceará vem adotando em sua trajetória: a implementação de recursos tecnológicos inovadores em prol de uma gestão eficaz dentro da Administração Pública.

Na contracapa é ressaltada a parceria do TCE Ceará com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com o objetivo de integrar os setores acadêmico e governamental por meio da criação de linhas de pesquisa no campo do controle externo do setor público, aliando-se à utilização de ferramentas tecnológicas avançadas.

Para participar do processo seletivo, cada autor deve se cadastrar no site exclusivo da revista on-line, criando um login e senha, e incluir o artigo. Os autores receberão notificações sobre a situação de cada fase ao longo do processo.

Submissões Online

As submissões de artigos à Revista Controle – Doutrina e Artigos são realizadas via plataforma eletrônica própria (Open Journal Systems);

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso;

Para o cadastro de novos usuários deve ser acessado o site institucional do Tribunal de Contas do Estado, via link “Comunicação”, em seguida pela aba “Publicações”, na sequência pela aba “Revista Controle” e, por último, pela aba “Submissões Online”. Além disso, o acesso pode ser realizado por meio do banner fixo do Instituto Plácido Castelo (IPC) no site do TCE com posterior acesso via link “Revista Controle”;

Os novos usuários também podem realizar o cadastro por meio do link;

Os usuários já cadastrados na plataforma da Revista não precisam criar um login e senha ao submeter um artigo;

A Revista não recebe artigos enviados por outros meios.

 

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3298-aberto-prazo-de-submissao-de-artigos-para-a-revista-controle-ate-o-dia-19-de-outubro