TCE-CE: Alunos da Unifor participam do encerramento do TCEduc na Academia

“Os trabalhos desenvolvidos pelo TCE Ceará de prevenção, capacitação e de educação continuada com a sociedade e com o gestor fazem parte do despertar das pessoas para a importância de acompanhar as contas públicas.” A afirmação foi feita pelo assessor da Presidência, Juraci Muniz, durante o encerramento do Projeto TCEduc na Academia, no Teatro Celina Queiroz, com a presença de 80 acadêmicos de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), na manhã desta segunda-feira (5/11).

“O Controle e a governança pública na contemporaneidade” foi o tema da palestra ministrada pelo servidor do TCE Ceará. Quesitos como transparência, controle social, fortalecimento na gestão, infraestrutura, fiscalização e parcerias foram tópicos abordados por Juraci Muniz, que respondeu aos questionamentos sobre o que é, qual a finalidade e como se dá a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.A diretora executiva do Instituto Plácido Castelo, Hilária Barreto, considerou significativa a realização do “TCEduc na Academia” em 2018 na Unifor. “A cada dia estamos ampliando horizontes e já elaborando a programação para 2019, sempre visando a uma maior aproximação com os estudantes e ampliação dos temas”.

Para Katherinne Mihailiuc, Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, a parceria com o TCE Ceará traz benefícios a ambas as partes. “O Tribunal nos acolhe com a visitação dos nossos alunos de Direito, associando a teoria à prática. Recebê-los aqui na Unifor é motivo de imenso prazer porque aproxima e traz à discussão temas interessantes, significando para o aluno a aplicação prática de assuntos recorrentes.”

Idealizado pelo Instituto Plácido Castelo, o Projeto TCEduc na Academia funciona como um desdobramento do Programa TCEduc. O objetivo é favorecer o processo de comunicação e intercâmbio de experiências entre o TCE Ceará e universidades públicas e privadas, possibilitando a ampliação da rede de controle social e permitindo que a comunidade estudantil acadêmica se torne conhecedora do papel desempenhado pelo órgão.

O projeto foi ministrado, pela primeira vez, em quatro instituições de ensino superior dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato (Região do Cariri), de 8 a 11/10 e em cinco IES de Sobral, nos dias 23 a 26/10, atingindo um público de 441 e 456 alunos universitários, respectivamente. Durante essas datas, acadêmicos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Economia, Gestão Pública, Engenharia Civil e outras áreas afins ao controle externo foram capacitados pelas ações promovidas pela Escola de Contas e Gestão do TCE.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3371-alunos-da-unifor-participam-do-encerramento-do-tceduc-na-academia