Valor público, capacitação, desafios da avaliação. Esses foram alguns dos tópicos discutidos pelos palestrantes da III Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), em edição online nesta quinta-feira (4/6), por meio da plataforma Cisco Webex. O evento está sendo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio da Escola de Contas, Instituto Plácido Castelo (IPC). A programação desta manhã foi acompanhada por cerca de 200 pessoas.
Após saudar os palestrantes e participantes, o presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, afirmou que a disseminação do conhecimento está entre as modernas e inovadoras ações. “A escolha do Instituto Plácido Castelo para sediar o maior evento sobre avaliação no mundo nos traz a certeza, renova a energia e nos dá a satisfação de estarmos trilhando bem os nossos caminhos”, pontuou.
O diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo, conselheiro Alexandre Figueiredo, ressaltou a relevância do evento ao afirmar que a Semana de Avaliação é “a fusão do que é local com o que é global. O mundo passa por adaptações, a fim de propiciar meios digitais para maior alcance e contribuir com o aprendizado”, destacou o conselheiro decano.
O papel da avaliação na construção do valor público
O mediador do 1º painel, com o tema “O papel da avaliação na construção do valor público” foi o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará, Jefferson Pinheiro. Ele afirmou que os órgãos de controle “estão compreendendo a importância de avaliar, é isso impacta, inclusive, na mudança dos perfis de auditoria”.
Os painelistas foram o secretário executivo do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Marcelo Guaranys, e a diretora sênior de avaliação do Banco Mundial, Mauyra West, acompanhada do tradutor Leonardo Aleixo Lemes.
Accountability em capacitação no serviço público
“Avaliação e accountability em capacitação no serviço público” foi o assunto do 2º painel, mediado pelo consultor de inovação em Gestão de Pessoas do Ministério da Economia/Instituto República, Brayam Rodrigues. Nesse painel, o TCE Ceará foi representado pela diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, que explicou os instrumentos de accountability da Escola de Contas, como os relatórios trimestrais, e os de planejamento, como o plano plurianual, e de avaliação.
Para ela, “o controle social deve ser cada vez mais aplicado a partir da participação popular, o que também contribui com a atuação efetiva das Escolas de Governo”, sinalizou. Hilária dividiu o painel com diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa, Escola de Contas do TCU, Fábio Granja.
Os desafios de avaliar
Encerrando a programação matinal da III Semana de Avaliação em Escolas de Governo, o vice-coordenador do curso de mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), Alcides Gussi, mediou o 3º painel, e questionou: “Se o mundo muda, em que medida as avaliações das atividades devem se alterar?”
“Os desafios de avaliar em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)” foi o tema apresentado pelo membro do Comitê Executivo da Red de Seguimiento, Evaluación y Sistematización de América Latina y el Caribe (Relac), Breynner Ricardo de Oliveira, e pelo co-presidente da Evaluation for Sustainable Development Goals, Brook Boyer.
O evento faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week” – organizada pelo CLEAR (Banco Mundial) em parceria com instituições como o EDA (Suíça) e a Fundação Rockefeller (EUA). Ao longo da programação, os participantes interagem com os palestrantes via chat, com perguntas e análises a partir do conteúdo apresentado.
Na organização e condução do evento estão o secretário executivo do IPC, Paulo Alcântara, e o coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz.
Mesa redonda
A programação da III Semana da Avaliação em Escolas de Governo continua à tarde com a mesa redonda, formada por quatro expositores, sobre o tema “A construção de painéis de resultados em capacitação no setor público”.
A SAEG é uma iniciativa para difundir a prática avaliativa como indissociável da gestão pública. Devido a sua relevância para o campo e como estratégia de disseminação em escala, a SAEG integra há três anos o maior evento sobre Avaliação do mundo – que somente no último ano reuniu 177 instituições de 38 países na promoção de diferentes atividades de intercâmbio de conhecimentos e experiências de Avaliação e Monitoramento (A&M), beneficiando cerca de 22 mil pessoas.