TCE-CE: impactos e enfrentamento à ansiedade durante a pandemia são discutidos em live do IPC

Com o intuito de incentivar a construção de um novo olhar sobre a ansiedade, a partir da perspectiva do que podemos fazer e aprender durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a Escola de Contas do TCE Ceará, Instituto Plácido Castelo (IPC) promoveu, nesta quinta-feira (14/5), uma live no Instagram. O momento foi iniciado pelo coordenador-geral do IPC, Juraci Muniz.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, o Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo, com mais de 18 milhões de brasileiros convivendo com esse transtorno. Por isso,“Ansiedade em tempos de pandemia: aceitar o que vem e fazer o que importa” foi o tema da transmissão ao vivo, conduzida pela consultora em Desenvolvimento Humano, Georgiana Portela.

Para a convidada, “enfrentar a ansiedade é estimular algo que nós temos internamente, que é a coragem. Nesse sentido, para combater essa sensação de incerteza, que gera a ansiedade, um dos principais exercícios é o autoconhecimento”, destacou. Georgiana apresentou um breve histórico sobre o assunto, uma reflexão sobre como a qualidade do sono auxilia na redução da ansiedade, demonstrou técnicas de respiração para reduzir esse sentimento, reforçou a prática do mindfulness (atenção plena), dentre outros incentivos.

A abordagem da consultora foi parabenizada pelos participantes ao longo da live, que contribuíram com comentários sobre a importância de rejeitar o medo, a meditação como exercício diário e dúvidas voltadas para o tema central da transmissão.

 

Acesse o link: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4132-principais-impactos-e-enfrentamento-a-ansiedade-durante-a-pandemia-sao-discutidas-em-live-do-ipc