TCE Ceará – IPC realiza lançamento de livro sobre transparência dos municípios cearenses em portais eletrônicos

O Tribunal de Contas do Ceará, por meio da Escola de Gestão Instituto Plácido Castelo (IPC), vai realizar na próxima quarta-feira (23/9), o lançamento do livro “Modelagem de transparência digital e sua aplicação em portais eletrônicos do setor público”, de autoria do analista de Controle Externo, Gleison Mendonça Diniz, fruto de sua tese de doutorado. O evento será transmitido no YouTube do IPC, às 15 horas.

A obra será publicada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado, por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas do Estado do Ceará (Inesp). Para o autor da obra, que também é assessor administrativo da Vice-Presidência do Tribunal, “o livro é uma ótima oportunidade de reflexão da gestão pública acerca de assuntos e informações cotidianas, que precisam ser continuamente divulgadas via portais eletrônicos para se atingir um nível de excelência da administração pública, no que concerne à transparência digital”, ressalta Gleison Diniz.

De acordo com o vice-presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, “o trabalho lança um olhar apurado quanto às informações e aos serviços disponibilizados à sociedade, na esfera municipal, isto é, no âmbito federativo mais próximo do cidadão, e quanto ao esforço tecnológico empregado pelos governantes para promover um governo eletrônico mais eficiente”, destacou.

O livro consiste na análise da gestão da informação dos municípios cearenses, com amparo em um modelo de análise da transparência digital em portais eletrônicos. Os dados foram coletados nos sites ativos dos municípios, correspondendo a 157 portais eletrônicos, baseado em um roteiro de observação para navegação, orientada nas páginas, e de realização de entrevistas junto a gestores públicos.

Sobre o autor

Gleison Mendonça Diniz é Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2017). Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor, 2015). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará

(UFC, 2007). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, 2002). Especialista em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1998). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1996).

 

Acesse o link: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4323-ipc-realiza-lancamento-de-livro-sobre-transparencia-dos-municipios-cearenses-em-portais-eletronicos