TCE Ceará lança Painel de acompanhamento das prestações de contas de gestão estaduais

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará lança, nesta quarta-feira (2/9), o Painel de Acompanhamento do Sistema Ágora, que visa consolidar as informações das Prestações de Contas de Gestão (PCA) anuais estaduais – exercício 2019. Por meio desta ferramenta, os gestores públicos podem acompanhar a situação da unidade jurisdicionada no Ágora e verificar possíveis pendências. Aberto para toda a sociedade, o Painel Ágora foi desenvolvido pelas secretarias de Tecnologia da Informação e de Controle Externo.

De acordo com o secretário de Controle Externo, Carlos Nascimento, o Painel é uma iniciativa inédita e serve para que o próprio jurisdicionado monitore o preenchimento de informações requeridas pelos módulos do Sistema Ágora. Além disso, a ferramenta é um instrumento de transparência pública.

Os dados do Painel Ágora são apresentados conforme as etapas estabelecidas pelo Tribunal para realizar a prestação de contas: cadastro, validação e envio. Também é possível consultar o status da PCA por unidade jurisdicionada. As informações serão atualizadas diariamente, a partir dos dados do Sistema Ágora, até a conclusão do envio de todas as Prestações de Contas.

Conforme o Painel (pesquisa realizada em 2/9), a maior parte das unidades estaduais está na etapa de validação (105). Verificou-se que duas unidades ainda estão na fase de cadastro, e apenas três realizaram o envio da documentação. O prazo final para envio das prestações de contas está previsto para 28/9.

Para uso em dispositivos móveis, é necessário fazer o download do app SAS Visual Analytics. Será disponibilizado tutorial com instruções para acessar o Painel Ágora pelo celular.

Clique aqui e acesse o painel.

Saiba mais

As prestações de contas anuais (ano 2019) dos órgãos e entidades estaduais jurisdicionados ao TCE Ceará devem ser enviadas, exclusivamente, por meio do Sistema Ágora, até 28/9. Em junho deste ano, a presidência do Tribunal encaminhou o Ofício Circular nº 02/2020 aos gestores públicos com orientações sobre procedimentos necessários para o envio das contas.

No portal do TCE, estão disponíveis o Manual de Usuário do Sistema Ágora e vídeos tutoriais sobre o preenchimento de dados. Este material visa orientar e facilitar a utilização e o preenchimento de informações no sistema Ágora aos usuários responsáveis pelo envio das Prestações de Contas.

 

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/4307-tce-ceara-lanca-painel-de-acompanhamento-das-prestacoes-de-contas-de-gestao-estaduais