A presidente do Tribunal de Contas, conselheira Teresa Duere, marcou para o dia 28 de novembro, às 17h, no auditório Carlos Wilson, a sessão solene em que a instituição fará a entrega da Medalha Nilo Coelho a 10 pessoas físicas ou jurídicas que contribuíram direta ou indiretamente para aprimorar e desenvolver a instituição “Tribunal de Contas” ou que se fizeram merecedores dessa distinção.
Os agraciados deste ano serão o Abrigo Cristo Redentor, o desembargador Jovaldo Nunes, a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva (do município de Quixaba), o advogado José Souto Maior Borges, o jornalista Ivanildo Sampaio, o advogado Márcio Alves, o procurador da República Antonio Edílio Magalhães Teixeira, a ONG Tribunal Solidário, a TV Tribuna e a atleta olímpica Yane Marques.
O ABRIGO – O Abrigo Cristo Redentor é uma entidade filantrópica, de utilidade pública e sem fins lucrativos, que oferece assistência a idosos carentes de ambos os sexos. Ele foi inaugurado em 1942 e sobrevive unicamente de doações. Os cerca de 150 idosos que lá residem têm direito à hospedagem, alimentação, assistência médica e odontológica, orientação psicológica e atividades de lazer.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA – O desembargador Jovaldo Nunes é o atual presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ele é paraibano de Emas mas mora em Pernambuco desde os 16 anos de idade. Antes de ingressar na magistratura por concurso público, foi serventuário da justiça entre 1967 e 1982. Foi também presidente do Tribunal Regional Eleitoral em 2008 e em 9 de fevereiro deste ano tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça.
ESCOLA ESTADUAL – A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva está localizada no distrito de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba, no Sertão do Pajeú. Ela vem sendo apontada, reiteradamente, como uma das melhores escolas públicas do Brasil. Tem 760 alunos dos ensinos fundamental e médio e ganhou este ano o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. O seu desempenho no ENEM e no IDEPE foi um dos melhores de Pernambuco nos últimos cinco anos, o que a fez ser considerada uma das cinco melhores escolas públicas do Estado de Pernambuco.
SOUTO MAIOR – O advogado e professor José Souto Maior Borges foi diretor da Faculdade de Direito do Recife entre 1996 e 1998, onde também coordenou o Curso de Pós Graduação em Direito Tributário, assunto que ele abordou em cerca de 20 livros publicados. É ex-procurador da Prefeitura do Recife, ex-secretário estadual de Administração, professor emérito da Universidade Católica de São Paulo e membro honorário do Instituto Internacional de Direito do Estado.
SISTEMA JC – O jornalista Ivanildo Sampaio é chefe de redação do Jornal do Commercio há 26 anos. Ele é bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco e trabalhou na Editora Bloch, no Rio de Janeiro, como repórter e redator das revistas Manchete e Fatos & Fotos durante vários anos. Trabalhou também na Rádio MEC (RJ), na TV Educativa, na Fiepe (Federação das Indústrias), na Secretaria da Fazenda, no Diário de Pernambuco e na Rede Globo Nordeste de Televisão.
O PROCURADOR – O advogado Márcio José Alves de Souza foi chefe do Departamento Jurídico do Bandepe, procurador geral da Assembleia Legislativa e procurador do Tribunal de Contas de Pernambuco (por concurso público). Em 2006, por ato do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado para o cargo de desembargador eleitoral substituto do TRE-PE.
MINISTÉRIO PÚBLICO – Antonio Edílio Magalhães Teixeira é cearense mas atua em Pernambuco como Procurador da República desde o ano de 2004. Ele já foi promotor de Justiça no Maranhão e advogado militante no Ceará, além de procurador regional eleitoral substituto e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana na Paraíba. É mestre em Direito Público pela Universidade de Lisboa e especialista em Direito Comunitário pela Universidade de Lusíadas (Porto, Portugal). Atualmente, é o procurador regional eleitoral.
A SOLIDARIEDADE – A ONG Tribunal Solidário é formada por servidores do TCE e tem como finalidade contribuir para o fortalecimento da cidadania e a redução das desigualdades sociais.
Ela atua nas áreas de educação, saúde e geração de renda com o dinheiro da contribuição mensal dos seus 413 associados. Nos últimos cinco executou cerca de 60 projetos, entre os quais “Concurso Solidário” e “Construção Solidária”, beneficiando crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
TV TRIBUNA – Atua em Pernambuco desde 1991 como afiliada da Rede Bandeirantes e tem como superintendente João Carlos Pedrosa da Fonseca. O sinal dela chega a 160 dos 184 municípios pernambucanos, o que abre possibilidade de ser vista por 92% da população, segundo dados do IBGE. Além de transmitir a programação nacional da Band ela também se destaca pela sua produção local, que chega a ser líder de audiência em alguns horários.
A ATLETA – Yane Marques é natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado, e atleta internacionalmente conhecida. Nas Olimpíadas de Londres, realizada em meados deste ano, ela conquistou medalha de bronze na categoria Pentatlo Moderno, passando a ser a 2ª no mundo nesta modalidade esportiva, perdendo apenas para a campeã olímpica Laura Asadausskaite, da Lituânia. Foi também campeã panamericana em 2007, medalha de prata na final da Copa do Mundo de 2009 e nos Jogos Panamericanos desse mesmo ano.