Mapa interativo mostra buracos e erosões em rodovias goianas
Uma ferramenta disponível no Observatório do Cidadão do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) permite verificar as condições em que se encontram as rodovias goianas pavimentadas. Confira aqui. Com um único toque no mapa, é possível checar o comprometimento das estradas com defeitos que possam trazer riscos à segurança dos usuários. Clicando nos trechos indicados no mapa, aparecem fotos dos problemas que foram detectados durante a fiscalização. Os dados também podem ser acessados por meio de filtros relativos ao trecho ou à rodovia escolhidos.
As vistorias foram iniciadas em 20 de fevereiro deste ano, a pedido do conselheiro Sebastião Tejota, tendo, ao final, alcançado mais de 5,5 mil quilômetros fiscalizados (98 trechos), atingindo 40% da malha rodoviária asfaltada do Estado. Dos problemas identificados, 69% se referem a panelas (buracos); 23,9% a afundamentos; 6,7% a erosões e 0,4% a deslizamentos de terra. Os trechos em pior estado estão na GO 070, entre Itapirapuã e Matrinchã (98,5% da via com buracos) e na GO 178, entre Itarumã e Itajá, em 85,6% do trecho está comprometido por buracos (confira quadro).
Desde o início de 2019, quando assumiu a relatoria da Goinfra, Tejota deu início a uma série de ações de fiscalização da malha viária do Estado. Essas inspeções foram repetidas em 2020, permitindo a elaboração desse diagnostico situacional.
Segundo o secretário de Controle Externo do TCE-GO, Vitor Gobato, essa atuação contemporânea é uma inovação e possibilita ao cidadão e ao próprio Estado acompanhar a situação das rodovias. “A população precisa conhecer os trechos que representam risco de acidentes e fatalidade. Os dados são importantes também pela questão econômica, uma vez que o escoamento de produtos fica comprometido, aumentando o preço do frete, gerando desperdício e trazendo prejuízos ao produtor e ao transportador”, disse.
Gobato acrescenta que a plataforma oferecerá subsídios para que a agência responsável pelas obras em Goiás, a Goinfra, possa cobrar das empreiteiras a manutenção adequada dos trechos mais críticos. “Conhecendo melhor a realidade das estradas, o gestor poderá agir rápido, evitando o desgaste excessivo, que acaba resultando em custos muito maiores porque em muitos casos a manutenção já não resolve mais, tem de refazer tudo”, explica.
A intenção é que a ferramenta, inteiramente desenvolvida pelos técnicos do TCE-GO, permita, a partir de futuras vistorias, comparativos ano a ano da situação das rodovias.
Texto: Alexandre Alfaix, com informações da Secretaria de Controle Externo e do Gabinete do Conselheiro Sebastião Tejota