TCE-GO: Inteligência Artificial é o tema da terceira edição do Podcast “Sobre Controle”

Conteúdo de áudio em formato descontraído é produzido pela Diretoria de Comunicação

Um produto em formato de áudio que possibilita às pessoas acompanharem conteúdo do seu interesse quando e onde quiserem. Essa talvez seja a principal característica que está tornando o podcast mais popular a cada dia no mundo e no Brasil. Antenada com esse crescimento, a Diretoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) lançou em novembro de 2009 a série de podcasts Sobre Controle, tratando, em linguagem simples e objetiva, de assuntos que dizem respeito ao controle da administração pública, seja ele interno, externo ou social. A terceira edição foi disponibilizada esta semana e trata do uso da Inteligência Artificial na Administração Pública.

A cada edição, o Sobre Controle tem um convidado especialista no assunto. Assim foi na primeira, com o analista de Controle Externo Sérvio Túlio Teixeira, falando sobre inovação e a criação do aplicativo Carcará, que automatiza parte da análise do orçamento de obras públicas. (No Spotfy: https://spoti.fi/38IGnEQ)

No segundo episódio, o foco foi o índice de transparência criado pelo TCE para avaliar os portais de transparência em Goiás. Junto com a equipe de Comunicação do Tribunal, o secretário de Controle Externo, Vítor Gobato, explicou como funciona o ranqueamento. (No Spotfy: https://spoti.fi/2u9uh8F).

O mais recente abordou o uso da inteligência artificial na fiscalização dos recursos públicos. O podcast teve a participação do analista Maurício Barros de Jesus, que recentemente apresentou artigo em congresso nos Estados Unidos sobre a mineração de texto na categorização de gastos públicos. O TCE-GO já utilizou o recurso em auditoria de gastos de publicidade do Estado. (No Spotfy: https://spoti.fi/2SXZlRo).

O QUE É – Podcast é um conteúdo em áudio, disponibilizado por meio de um arquivo ou streaming (transmissão ao vivo por meio da internet). A palavra “podcast” vem do inglês e é uma mistura de outras duas palavras: “iPod” + “broadcast” (transmissão via rádio).

Funciona como um programa de rádio sobre um assunto específico, mas a principal diferença está no fato de ser um conteúdo sob demanda, geralmente dividido em episódios. Ou seja, é um conteúdo disponível na internet que pode ser acessado a qualquer momento.

A produção de podcasts no TCE-GO é coordenada pelas servidoras Luce Jane Zoccoli (jornalista) e Bia Rezende (graduada em publicidade, fotografia e cinema), responsável pela edição de áudio. Demais servidores e estagiários da Dicom contribuem para a produção.

Luce Jane, que tem longa experiência em rádio, explica que o novo formato reforça a importância do meio de comunicação. “É muito interessante observar essa reconfiguração dos meios. Disseram que o rádio iria acabar, mas o que percebemos é que ele está se adaptando a esses novos tempos em que a internet proporcionou uma segmentação até então inimaginável. O podcast tem uma característica muito bacana que é permitir que a pessoa se informe enquanto faz outra atividade como dirigir e se exercitar”, comenta.

Bia Rezende adianta que o próximo podcast já está em produção e vai tratar dos problemas causados pelas chuvas, provocando trechos críticos nas rodovias goianas.

O Sobre Controle pode ser acompanhado pelo Spotify (https://spoti.fi/2SXZlRo), diretamente no site da Rádio TCE-GO ou, ainda baixar os arquivos, na seção Artigos e Publicações/Áudio do TCE-GO.

Diretoria de Comunicação Social