TCE-GO já acessa dados das compras públicas do Estado

Ferramenta foi criada para contribuir nas ações de fiscalização

Modalidade e objeto da licitação, dados do pregoeiro, data e hora do início e fim do certame, quantidade e valor estimado dos produtos adquiridos, número do processo e fornecedor. Essas são algumas das informações contidas na ferramenta Business Objects (BO), nova plataforma de inteligência implementada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) para auxiliar as ações de controle externo do órgão, no que se refere às compras públicas, originárias do sistema do Estado, o ComprasNet.

A ferramenta já disponibiliza alguns conjuntos de informações, tais como Diário Oficial do Estado, dados contábeis das prestações de contas de governo, execução financeira das obras da Goinfra, Ouvidoria do Tribunal e agora, também, as compras públicas do Compras Net.

Armazenados na plataforma Jarvis, o Big Data do TCE-GO, os dados podem ser correlacionados, mesmo pertencendo a fontes diferentes, o que possibilita criar trilhas e relatórios de auditoria por meio do cruzamento de informações.

A proposta da Gerência de Tecnologia da Informação (GER-TI) do Tribunal é criar um data self-service, uma espécie de restaurante de dados, onde diversos tipos de pratos podem ser montados conforme a necessidade dos analistas de controle. Criação de análises próprias, trilhas de auditoria, obtenção de insights e menor dependência da GER-TI são as vantagens que esse modelo pode oferecer.

Atualmente, a Jarvis já recebe periodicamente os bancos de dados dos jurisdicionados como preconiza a Resolução Normativa nº 007/2020. Para o gerente de TI, do Tribunal, “ao priorizar os dados em sua fonte primária, em detrimento da exigência de informações declaratórias, cabe agora entender esses dados, seus relacionamentos e as regras de negócio que lhes dão origem. Assim, a recepção das bases de dados no Big Data foi um importante primeiro passo”, disse.

Uma equipe composta por especialistas da Gerência de TI, Serviço de Informações Estratégicas, Serviço de Análise de Editais e Projetos de Engenharia e Serviço de Análise Prévia de Editais e Licitações, foi responsável pela modelagem, validação e disponibilização das informações das compras públicas em uma plataforma de inteligência de negócio para consultas diversas sobre o tema.

Para saber mais sobre big data, confira a animação desenvolvida pela equipe da Diretoria de Comunicação do TCE-GO.

Texto: Alexandre Alfaix, com informações da Gerência de TI do TCE-GO
Ilustração: Bárbara Soares, estagiária (convênio TCE-GO/CIEE/PUC-GO)

Diretoria de Comunicação