TCE-GO utiliza inteligência artificial na busca de documentos

A ferramenta, denominada Louise, vai simplificar as buscas de expressões no site do TCE-GO

Uma ferramenta capaz de simplificar e agilizar as buscas de palavras e expressões no site do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) já está disponível para os usuários internos e será brevemente liberada para acesso por qualquer cidadão. Inicialmente, os documentos do eTCE-GO e portarias estão sendo carregados para o sistema, sendo que restam 60% de todo o conteúdo para serem processados. A proposta é que a pesquisa seja simples, nos moldes do que ocorre nas buscas do Google.

A plataforma, baseada em processamento de linguagem por meio da inteligência artificial (IA), recebeu o nome de Louise e é capaz de buscar não apenas palavras literais, mas também entender o significado das palavras, realizando a pesquisa por meio de similaridade dos termos. Outros conjuntos de documentos estão previstos para serem incluídos no sistema, como o Diário Eletrônico de Contas, o Diário Oficial do Estado de Goiás e documentos enviados pelos jurisdicionados exigidos na Resolução Normativa 007/2020.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação do Tribunal, Licardino Siqueira Pires, a Louise foi implementada como uma versão do Bert, uma rede artificial da Google treinada com a utilização de todos os artigos da Wikipédia, que possui código aberto e possibilitou uma adaptação ao conteúdo textual do TCE-GO.

PRÓXIMOS PASSOS

Por ser um sistema de IA, a Louise passa por um constante aprendizado. A cada pesquisa e escolha ela verifica se os documentos retornados foram bons ou não de acordo com a posição do link escolhido e assim, pode ir melhorando sua busca com o passar do tempo.

Em um segundo momento, a Gerência de TI pretende treinar a Louise para se especializar no conteúdo produzido pela Corte de Contas, que utiliza linguagem técnica e jurídica. “Vamos deixar a Louise lendo todos os documentos do TCE várias vezes e por horas, e quem sabe, dias a fio, até ela aprender muito bem nossa forma de escrita. O Tribunal terá como benefício uma ferramenta com assertividade ainda maior de busca documental”, explica Licardino. “A Louise provavelmente será a “servidora” mais especializada em TCE-GO que teremos”, conclui.

Por enquanto, para acessar a Louise é preciso fazer o login pelo sistema TCE-Net. Clique aqui e confira.

Texto: Alexandre Alfaix (Dicom), com informações da GER-TI/TCE-GO; Ilustração: Anderson de Castro

Diretoria de Comunicação