TCE-GO vai implantar metodologia do Observatório da Despesa Pública (ODP)

Servidores do Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO Vitor Gobato, Sérvio Túlio e Maurício Barros de Jesus iniciaram ontem (17/jul) uma capacitação na metodologia do Observatório da Despesa Pública. O treinamento terá duração de uma semana e está sendo realizado no Instituto Serzedello Corrêa do TCU, em Brasília.

Essa ação é fruto do Acordo de Cooperação  nº 12/2017, celebrado entre o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e a Controladoria Geral da União (CGU), em Abril de 2017. O presente Acordo visa subsidiar a implantação da metodologia do Observatório da Despesa Pública no Serviço de Informações Estratégicas do TCE, projeto denominado ODP.TC. Outros 21 Tribunais de Contas também firmaram esse Acordo de Cooperação.

O objetivo do ODP.TC é replicar o modelo adotado pela CGU e agregar à Rede  ODP os tribunais de contas em todo o território nacional. A iniciativa vai propiciar a integração  e ações coordenadas e estruturadas entre a União e os demais entes federativos, de  forma  a  auxiliar  no  processo  de  avaliação  da  gestão  e  posterior  tomada  de  decisão, assim como na melhoria dos controles e monitoramento do gasto público.

Com isso, o Serviço de Informações Estratégicas do TCE-GO passará a incorporar a identidade visual ODP.TCE Goiás, e produzirá informações que subsidiarão a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

As análises conduzidas serão direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências. Dessa forma, o ODP.TCE Goiás funcionará como uma “malha fina” das despesas públicas, mais uma maneira de garantir a correta aplicação do dinheiro do contribuinte.

Composto por analistas de controle externo com diversas formações e utilizando  tecnologia  moderna, o ODP.TC Goiás  aplicará a metodologia para cruzar dados de diferentes fontes à procura de sinais de má aplicação dos recursos estaduais. Os resultados dos cruzamentos poderão apresentar indícios de irregularidades que precisarão ser confirmados pelas equipes de auditoria.