TCE-MG adere à Rede Mineira de Laboratórios de Inovação

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Mauri Torres, assinou na manhã desta terça-feira (4), o termo de adesão à Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, em solenidade que contou com a participação de diversas instituições e órgãos públicos do estado, no auditório do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). 

A Rede Mineira de Laboratórios de Inovação tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os representantes das instituições que a integram. A proposta é implementar ações de inovação e pesquisas cientificas e tecnológicas nestes órgãos, alcançando melhores resultados na prestação dos serviços. 

Após a assinatura de adesão, o conselheiro Mauri Torres destacou a participação do TCE-MG na rede e enalteceu o trabalho já realizado pela instituição, que segundo ele, “serve de exemplo não só para os diversos Tribunais de Contas espalhados pelo país, mas para outros órgãos públicos”. 

“Minas é um estado que irradia conhecimento e um bom relacionamento entre os poderes constituídos e com isso, conseguimos avançar. Mais uma vez Minas sai na frente, dando uma demonstração de unidade a favor do povo mineiro. O TCE-MG é muito avançado na área de tecnologia, no atendimento aos jurisdicionados, tem um controle grande da situação de todos os municípios mineiros e precisamos avançar cada vez mais”, disse o presidente. 

Bárbara Couto Cançado, coordenadora do Escritório de Projetos e Inovação do TCE-MG compareceu ao evento. Segundo ela, a inovação é um dos valores do Tribunal de Contas e deve ser sempre incentivado entre os servidores e também entre os órgãos e instituições, que agora compõem essa rede de laboratórios. “Muitas vezes as inovações acontecem por meio dos projetos que a gente ajuda a conduzir. Tudo que a gente consegue trazer como exemplo de fora para dentro do Tribunal, agrega um peso. Nós não estamos sozinhos, pois, estamos unidos à outras instituições em prol de modernizar o serviço público em Minas Gerais como um todo”, afirmou. 

A Rede – Ao todo, 20 instituições compõem a rede, com o objetivo de estimular a inovação em todo o estado. Fazem parte deste projeto, órgãos públicos ligados ao Poder Judiciário e Executivo, além de instituições de ensino e de outros setores. Na solenidade desta terça-feira, assinaram o termo de adesão, além dos representantes do TJMG e TCE-MG, membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), do Tribunal Regional Federal (TRF), Defensoria Pública, Advocacia Geral de Minas Gerais e reitores e representantes de universidades federais. A rede conta com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que também aderiu ao termo. 

Fonte: TCE-MG