TCE-MG lança Trilha de Aprendizagem para Conselheiros de Educação

IX Fórum Mineiro de Educação, realizado no auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), na manhã de hoje (13) foi palco do lançamento da Trilha para Conselheiros de Educação: boas práticas de acompanhamento e fiscalização. A trilha foi construída para que os conselheiros possam, de maneira e fácil e intuitiva, conhecer suas atribuições e desenvolver as competências necessárias para acompanharem as Políticas Públicas de Educação.

A diretora da Escola de Contas, Naila Mourthé, falou da sua satisfação em entregar aos responsáveis pela concepção, pela implementação e pelo monitoramento das políticas de educação um conjunto de possibilidades e de aprendizagem que pode ser acessado a qualquer momento. “Entregar a Trilha hoje é um sonho porque há muito tempo escuto dos conselheiros de educação que eles assumem responsabilidades para a qual não estão formados e não possuem conhecimento”, contou a diretora.

Rafael Eustáquio, servidor da Secretária de Educação de JuatubaNaila destacou o trabalho desenvolvido pelo TCE-MG que, desde 2017, através do Programa na Ponta do Lápis, acompanha de perto as políticas públicas de educação em Minas Gerais. “A Trilha é mais uma forma efetiva do Tribunal se fazer presente e contribuir, de fato, com a educação no Estado de ponta a ponta e de forma perene”, comemorou.

O subsecretário de Administração do Sistema de Educação de Minas Gerais, Silas Fagundes, falou da importância da Trilha de Aprendizagem. “O material disponibilizado deixa mais claro para os conselheiros de educação suas atribuições e possibilita que eles possam buscar conhecimento facilmente”, considerou o subsecretário. Rafael Eustáquio, servidor da Secretária de Educação de Juatuba, também comemorou o lançamento da trilha que, segundo ele, “deixa claro o papel que deve ser desempenhado pelos conselheiros de educação”.

O primeiro módulo da Trilha de Aprendizagem. Educação Pública: o que eu tenho a ver com isso já está disponível para ser acessado na plataforma da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedo Aleixo. Acesse o conjunto de possibilidades de aprendizagem desenvolvido para os conselheiros de Educação de Minas Gerais agora mesmo.

Fonte: TCE-MG