TCE-MS participa da abertura do 1º Ciclo de Palestras do Plano Diretor da Capital

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Iran Coelho das Neves, participou na tarde desta quinta-feira, 26 de setembro, na Câmara de Vereadores da Capital, da abertura oficial do “I Ciclo de Palestras do Plano Diretor – construção de um pacto social para o futuro de Campo Grande”. O evento que termina nesta sexta-feira (27/09) tem como objetivo difundir o conhecimento sobre os instrumentos e ferramentas inseridas no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, ampliando as discussões e democratizar as decisões para melhor atender as necessidades da população.

Para o presidente da Câmara de Vereadores de Campo Grande, vereador João Rocha, a presença do TCE-MS no evento é de fundamental relevância uma vez que o Plano Diretor é uma ferramenta que vai nortear o desenvolvimento e planejamento da cidade como um todo para o período de 30 anos. “O Tribunal de Contas é o revisor das contas dos municípios, é quem cuida das contas, daí a importância de estarmos sempre próximos como instituição para a troca de informações”.

 O presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves destacou que o mais importante, é estabelecer uma parceria de trabalho da Corte com a Câmara e a Prefeitura de Campo Grande. “Nós temos dito que o Tribunal de Contas é um parceiro do bom gestor, e para isso, vamos colocar todo o nosso aparato técnico, humano e tecnológico, à disposição para que possamos contribuir da melhor maneira possível com esse Plano Diretor”.

 A mesa da solenidade foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador João Rocha; pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves; pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJMS), Paschoal Carmello Leandro; pelo Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto; Drª Camila Holsbach representando o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche; o Secretário de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa; os vereadores: Eduardo Romero, Betinho, Papy, William Maksoud e Delegado Wellington, e a diretora-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB), Berenice Jacob, que na ocasião representou o prefeito de Campo Grande, Marcos Marcelo Trad.

 Antes da consolidação da proposta ser aprovada pela Câmara, no dia 28 de março, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental passou por uma ampla discussão com a sociedade durante a sua fase de elaboração pelo Executivo, passou pelo período de tramitação e proposição de emendas na Câmara de Vereadores. Foram promovidas audiências públicas e reuniões para debater o tema que traz um amplo conjunto de diretrizes, estratégias e medidas para ordenar a transformação da cidade.

 No evento formatado com uma programação para dois dias de palestras e debates, serão apresentados os processos de construção e elaboração do Plano Diretor, e para isso, as palestras contam com especialistas de Mato Grosso do Sul, de outros estados e de Portugal para tratar das ferramentas de gestão, sustentabilidade, captação de recursos e ferramentas tecnológicas.

 Olga Mongenot/ Foto: Mary Vasques