O TCE-MS, realiza no próximo dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no plenário “Conselheira Celina Martins Jallad”, um ciclo de palestras sobre Gestão de Resíduos Sólidos nas Cidades (Programa), voltado aos prefeitos, secretários e procuradores dos 79 municípios do Estado. De acordo com o presidente da Corte de Contas, conselheiro Cícero Antonio de Souza foram convidados como palestrantes autoridades no assunto, no intuito de colaborar com os gestores públicos.
O conselheiro presidente lembra que “o prazo dado aos gestores para se adequar a legislação e política ambiental do governo federal se encerra em 2014, devendo acabar com os “lixões” e passando a existir apenas os aterros sanitários, devidamente licenciados pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul)”. Ele destaca que mediante a parceria do Imasul com o Tribunal de Contas, os gestores serão orientados no planejamento e execução dos projetos, devendo aplicar bem os recursos públicos.
Programa – “Auditorias Ambientais pelos Tribunais de Contas” é a palestra inicial do evento que tem início às 9 horas, e será proferida pelo conselheiro Júlio Assis Corrêa Pinheiro, coordenador Geral da Escola de Contas Públicas do TCE-AM. Ele cursou a Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro (RJ), em Desenvolvimento Sustentável e Controle Ambiental, com especialização em Analista Internacional em Gestão Pública.
Às 10 horas, Sérgio Augusto Lucke fala sobre “Gestão integrada de resíduos sólidos”. Ele é pesquisador da UNICAMP/GPESE; diretor da SAUBER Technologies; trabalha e pesquisa no setor de energia a partir de resíduos sólidos desde 1998, com parceiros da Alemanha e Suíça, desenvolvendo pesquisas, projetos e obras de base internacional.
Já a terceira e última palestra será realizada de 11 às 12 horas, abordando como tema “A importância do plano de gestão integrada de resíduo sólido /PGIRS para o saneamento do Município”, com Dalton Melo. Ele é sócio diretor de uma empresa fundada em 2003, responsável pelo licenciamento ambiental e implantação de mais de 150 indústrias no Estado de Mato Grosso do Sul; Pós-graduado em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (COPPE/CRIE/UFRJ); Finance Course pela Bem-Gurion University of the Negev/Israel; e MIT – Massachusetts Institute of Technology Framingham – Massachusetts Learning Organization Course.
ONU – A Mongólia, que está priorizando a transição para uma Economia Verde nos principais setores da sua economia e promovendo a conscientização ambiental dos seus jovens, irá sediar as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano pela Organização das Nações Unidas (ONU). Pensar. Comer. Conservar é uma campanha contra a perda e o desperdício de alimentos que procura estimular a todos a diminuir suas pegadas de carbono. De acordo com a Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), o desperdício de comida significa também desperdício de recursos naturais, contribuindo assim para impactos ambientais negativos.
A campanha deste ano te convida a tomar uma atitude dentro de casa e testemunhar o poder de decisões individuais e coletivas que você e outras pessoas tenham tomado para reduzir o desperdício de comida, economizar dinheiro, minimizar o impacto ambiental da produção de alimentos e pressionar processos de produção de alimentos para que se tornem mais eficientes.
Fonte: Ascom TCE-MS (Luiz Junot)